No dia 7 de junho, o presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço participou do Dia de Campo sobre Tecnologias para Produção Pecuária Sustentável no Amazonas, promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento (Sempra) de Manacapuru.
O evento foi realizado na fazenda Rancho Paraíso da Genética, quilômetro 72 da Rodovia AM-070, em Manacapuru, no Amazonas e reuniu cerca de 140 pessoas, entre técnicos agropecuários, produtores rurais, estudantes, professores e profissionais do setor agropecuário. Manejo de pastagens, melhoramento genético, sanidade animal, implantação de capineira e produção de silagem foram os temas abordados.
Entre as informações destacadas no Dia de Campo, estiveram a dificuldade enfrentada anualmente por muitos pecuaristas devido a baixa disponibilidade de alimento para o rebanho nos períodos mais secos no Amazonas e a produção e armazenamento de alimento volumoso para alimentação do gado no período seco como uma saída para melhorar o desempenho produtivo da pecuária no estado.
Para Muni Lourenço, as informações apresentadas são de fundamental importância. “Esses conhecimentos são decisivos para que nós possamos ter esse salto tecnológico, na pecuária do estado Amazonas”, disse.
“Nós estamos no coração da Amazônia e precisamos ter uma pecuária sustentável em conciliação com o meio ambiente, com melhoria de eficiência técnica, econômica e de sustentabilidade ambiental, precisamos aumentar a rentabilidade do pecuarista amazonense e diminuir o impacto da atividade no meio ambiente”, comentou.
O Dia de Campo Pecuária Sustentável foi concluído com a demonstração de inovações em produção e conservação de forragens de alta qualidade, na fazenda Nilton Lins, no km 69, da rodovia Manuel Urbano.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
*Com informações da Ascom – Embrapa Amazônia Ocidental
Fotos: Divulgação/ Embrapa
comunicacao@faea.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar