​Presidente da FAEA, Muni Lourenço, participa do lançamento do programa + Crédito Amazonas na Afeam

Na última sexta-feira, 3, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou da solenidade de lançamento do programa +Crédito Amazonas 2023, que prevê a oferta de R$ 277 milhões em operações de crédito direcionado a micro e pequenos empreendedores do estado (incluindo produtores rurais) com novos limites e prazos. Este ano serão ofertados programas de crédito voltados a projetos de inovação e de energia sustentável.

A solenidade ocorreu na sede da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) – instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, e contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima.

Na ocasião, o governador lançou dois novos programas de crédito: o +Energia Sustentável, para o financiamento de energia solar, que estimulem a produção e/ou uso de fontes de energias renováveis, promovendo eficiência energética e redução do impacto ao meio ambiente; e o +Inovação, incentivando o desenvolvimento, aprimoramento e produção de novos produtos, processos e serviços por meio de investimentos para empresas inovadoras.

A retomada de linhas de financiamento em 2023 tem atualização de dois valores e prazos, que podem chegar até R$ 200 mil conforme o porte de cada cliente, com prazos para capital de giro de até 36 meses e para aquisição investimentos fixos de até 60 meses para pagar. As novas condições são direcionadas a micro e pequenos empreendedores do estado e de todos os setores da economia, sendo aproximadamente 90% do volume de recursos oriundos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES).

Entre os beneficiários, estão Autônomos, Profissionais Liberais, Produtores Rurais, Microempreendedores Individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas. A meta da Afeam é que o volume de recursos e operações a serem realizadas em 2023 sejam superiores ao recorde de aplicação alcançado no ano passado.

Os recursos podem ser utilizados para capital de giro/custeio, aquisição de máquinas e equipamentos, obras e reformas de construção civil visando implantação, modernização e ampliação de empreendimentos, bem como projetos de inovação (startups) e de melhoria da eficiência energética, por meio de fontes alternativas, a exemplo da instalação de equipamentos para geração de energia de fonte renovável (energia solar).

Como solicitar crédito

Todo processo do crédito é feito de forma on-line, por meio do Portal do Cliente no site da Afeam (www.afeam.am.gov.br). Para operações do setor primário, os interessados devem procurar a unidade Local do IDAM no seu município com a documentação completa conforme relação de documentos disponível no site da Afeam.

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

  • Com informações da Secom
  • Foto: Divulgação / Secom
  • comunicacao@faea.org.br

    https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

    @sistemafaeasenar

    Onde Estamos:

    Rua José Paranaguá, 435
    Centro - Manaus – Amazonas
    CEP: 69005-130

    contato:

    (92) 3198-8400
    faleconosco@faea.org.br

    horário de funcionamento:

    Segunda à Sexta
    das 08h às 12h / das 13h às 17h