​Presidente da FAEA, Muni Lourenço participa de reunião do Cadaam com instituições de financiamento de crédito rural

O presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou na última quinta-feira, 24, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), da reunião do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (Cadaam) com instituições de financiamento de crédito rural. O Cadaam é uma iniciativa conjunta entre FAEA e FIEAM.

Na ocasião, representantes do Banco do Brasil (BB), do Banco da Amazônia (Basa) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) apresentaram ações voltadas ao Plano Safra 2023, que é lançado anualmente e representa um conjunto de medidas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento e financiamento da agricultura e pecuária no país.

"É muito importante que possamos ampliar o acesso dos produtores rurais amazonenses aos recursos do crédito rural, por isso foi relevante esse encontro com as instituições financeiras para discussão de estratégias para esse avanço", destacou Muni Lourenço, durante a reunião.

Ainda no evento, Lourenço perguntou ao representante do Banco do Brasil (BB), Nelson José Júnior, sobre a falta de agências e de equipes mais amplas e se a escassez de pessoas para atendimento prejudica quem precisa acessar o crédito.

Nelson Júnior justificou que a falta de agências nos municípios não é vista como um problema porque não existe um projeto dentro do banco para agricultura familiar que não passe por uma assistência técnica, braço do banco nessas regiões, e para captar essa proposta não precisa do cliente, em um primeiro momento.

O vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, ressaltou a importância de se criar linhas de fomento que atendam às necessidades do interior do Amazonas, que não tem infraestrutura suficiente para atender ao agronegócio. “O objetivo é fornecer apoio aos agricultores e pecuaristas, oferecendo linhas de crédito com taxas de juros especiais, mas que atendam a necessidade de todos, inclusive do interior.”, frisou.

A reunião do comitê contou ainda com a presença do assessor da presidência da FAEA, Marcos Pinheiro e de representantes da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Suframa, Sepror, Sedecti, Afeam, Embrapa, Agrobio e Thomaz Rural.

Plano Safra

O plano tem como objetivo principal fornecer apoio aos agricultores e pecuaristas, oferecendo linhas de crédito com taxas de juros especiais, incentivos para investimentos em tecnologia, modernização e aumento da produção agropecuária. Além disso, o Plano Safra também envolve ações relacionadas à comercialização, seguro rural e programas de apoio à agricultura familiar.

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

*Com informações da Assessoria de Comunicação da FIEAM

Foto: Divulgação/FIEAM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h