O presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou nesta terça-feira (13), de uma Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a presença do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luciano Moreira, e que tratou sobre o cronograma das obras de recuperação de duas pontes que sofreram desabamento na rodovia federal BR-319, em 2022. A audiência foi uma iniciativa do presidente da Aleam, Roberto Cidade.
"O setor rural espera que o DNIT acelere providências para minimizar os transtornos que estão sendo gerados pelo precário serviço de balsas hoje existente na travessia dos rios Curuçá e Autaz Mirim na rodovia BR-319", declarou Muni Lourenço, que participou da composição da mesa durante a audiência pública.
Na ocasião, Luciano Moreira, garantiu que as pontes, em caráter semi-permanente, para a travessia sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, na rodovia BR-319 devem estar concluídas em outubro deste ano.
“Mesmo assim, o tráfego não terá o mesmo fluxo de veículos que as antigas pontes, mas pelo menos iremos deixar de utilizar as balsas. Estamos removendo os escombros antes para que possamos iniciar a construção das pontes. Todos os trâmites já foram realizados e agora é só esperar o nível dos rios baixar para podermos iniciar as obras. Sabemos do sacrifício da população e não estamos insensíveis a isso”, afirmou o superintendente do DNIT.
Pontes
O desabamento da ponte sobre o rio Curuçá, situada no KM 23 da BR-319, ocorreu em 28 de setembro de 2022. A ponte está localizada dentro da área territorial do município do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). Poucos dias depois, em 8 de outubro, a ponte sobre o rio Autaz Mirim, localizada no KM 25 da mesma rodovia, também desabou.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Foto: Alberto César Araújo/Aleam
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