O presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou, na terça-feira (5) da cerimônia de abertura da 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), realizado pela primeira vez no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Ferreira Lins.
A Expoagro é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e prevê movimentar aproximadamente R$ 200 milhões em negócios com 450 expositores do setor primário.
A feira terá ações de crédito rural, workshops, orientações sobre pecuária sustentável além de promover oportunidades para fazer negócios, contatos e conhecer novas tecnologias disponíveis no mercado, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores rurais e a população em geral, proporcionado desenvolvimento econômico, entretenimento e modernização do setor.
“Quero dizer da imensa alegria de todos os produtores rurais por esse momento muito aguardado. Não é apenas mais uma edição da Expoagro, que por si só já é motivo de festejo, mas é um momento com uma particularidade de um resgate do símbolo maior do setor primário do Amazonas que é o Parque de Exposições Agropecuárias, Dr. Eurípedes Ferreira Lins”, disse Muni Lourenço na abertura do evento.
Lourenço relembrou na ocasião, a grande expectativa dos produtores rurais para obter novamente uma estrutura fixa para a realização da Expoagro e eventos direcionados ao setor primário amazonense. “Estamos recebendo um presente para milhares de produtores rurais do nosso Estado. A Expoagro é o maior evento do calendário agropecuário do estado do Amazonas. São milhares de empregos gerados com esse evento, inovações tecnológicas e financiamentos, mostrando que o setor primário do Amazonas é resiliente”, destacou.
E acrescentou: “nós precisamos cada vez mais de uma Expoagro fortalecida e esse Parque de Exposições Agropecuárias é muito importante porque simboliza toda a prioridade que hoje o Amazonas tem com o desenvolvimento do setor primário”.
Parque de Exposições
O Parque de Exposições tem espaço total 27,64 hectares, sendo 16,07 hectares de área construída, dividido em três blocos: A, B, C e acessos. Está localizado no quilômetro 2 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), no Tarumã-Açu, zona rural de Manaus.
O nome escolhido está previsto em Lei Estadual e é uma homenagem ao ex-presidente da FAEA, Eurípedes Ferreira Lins que durante sua vida defendeu com afinco os produtores rurais amazonenses e trabalhou incansavelmente pelo desenvolvimento do setor primário do Amazonas.
Eurípedes Ferreira Lins nasceu em Fonte Boa, no interior do Amazonas, e além de presidente da Faea, era diretor da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidente do conselho deliberativo do Sebrae–AM (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas).
Estande do Sistema
Durante os seis dias de evento, o Sistema Faea Senar Fundepec/AM está com estande institucional no parque de exposições para receber o público. No local, serão distribuídas cartilhas do Senar Amazonas e materiais informativos do Sistema, comercializados produtos do agro diretamente por produtores rurais assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Amazonas, além de uma experiência com óculos realidade virtual - um tour 360º de vivência no campo.
Há ainda um espaço exclusivo para realização de diversas atividades, como palestras gratuitas e reuniões.
Visitantes
Nesta edição, a Expoagro conta com praça de alimentação; exposições de animais e maquinários agrícolas; rodeio, prova dos três tambores; hipismo, parque de diversões; concurso leiteiro, torneio de queijo e doce de leite; vaquejada, show regionais e musicais e entre outras atividades voltadas ao setor primário.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Com informações da Sepror
FOTOS: Isaac Maia/Sepror
comunicacao@faea.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar