​PRAVALER: Faea, Senar-AR/AM e CNA participam de série de ações de apoio à regularização ambiental em Boca do Acre

Entres os dias 9 e 13 de maio, o Sistema Faea Senar Fundepec/AM participou, em parceria com a CNA Brasil, de uma semana de ações voltada para produtores rurais atendidos pelo projeto piloto do Programa PRAVALER no município de Boca do Acre, no Amazonas.

O Programa é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), e parceria de diversas instituições, entre elas, a FAEA e o Senar-AR/AM.

O presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e vice-presidente da instituição, Muni Lourenço, participou na segunda-feira (9), da abertura do evento.

“O PRAVALER foi criado para dar suporte e apoio técnico ao produtor nesse processo de regularização ambiental levando em consideração que a legislação ambiental é complexa. Por isso, esse mutirão é para orientar, tirar dúvidas e esclarecer os produtores sobre problemas que possam ter com a regularização ambiental”, disse na ocasião.

Durante a semana, produtores rurais participaram da iniciativa e apontaram as expectativas sobre as ações do PRAVALER na pecuária da região. “Estamos ansiosos pelo projeto e com uma expectativa muito grande. Acreditamos que com o PRAVALER a gente vai dar um passo importante na regularização ambiental para desenvolvermos nossas atividades enquanto produtores rurais, afinal, é direito nosso”, afirmou o pecuarista Joaba Carneiro da Silva.

Entre as atividades realizadas no período, teve destaque a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em imóveis rurais. A programação também teve apresentação da GIZ sobre metodologias em pecuária intensiva, visita a duas propriedades rurais de pecuária que participam do projeto, além de um treinamento para técnicos do Idam e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre pecuária intensiva.

O programa

O PRAVALER promove a regularização ambiental produtiva das propriedades rurais, buscando convergência entre produção e proteção do meio ambiente. A ação em Boca do Acre visa atender tanto produtores rurais cadastrados no projeto quanto outros interessados em retificar o CAR.

Além de Muni Lourenço, o evento contou com a presença de uma comitiva composta pelo prefeito de Boca do Acre, José Carlos, o presidente do Idam, Tomas Sanches, do Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães, do presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Melo, de representante do Ipaam e da equipe técnica coordenada pela representante da GIZ, Ana Cláudia Bandeira de Melo.

Pioneirismo

Também esteve presente no evento, o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Senar-AR/AM, Rodrigo Guimarães. O projeto piloto do PRAVALER também contempla produtores que receberão assistência no município, que é o primeiro do Brasil a receber esta ação conjunta e que, futuramente, servirá de modelo de aplicação para todo o País. A execução do projeto é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) envolvendo a Faea, a Sema, o Ipaam, o Idam e a prefeitura local.

Visitas

Durante a semana de ações, a equipe do PPRAVALER visitou duas propriedades. A primeira foi a do pecuarista Elias dos Santos, um dos atendidos pelo projeto. Ele recebeu as primeiras orientações sobre a recuperação produtiva da área de 80 hectares. A segunda visita ocorreu na Fazenda Hilma, do produtor, Dilermando de Lima.

O coordenador da ATeG no Amazonas, Rodrigo Guimarães, explicou que os atendimentos técnicos nas propriedades são feitos em consonância com a parte ambiental. “Em Boca do Acre atendemos 30 produtores com assistência técnica e 14 são do PRAVALER. Essa consonância busca a regularização e a licença ambiental para o produtor conseguir avançar a produtividade no município e no estado, além de acesso a financiamentos e demais benefícios que acompanham a regularização ambiental”, explicou Rodrigo.

Boca do Acre

Boca do Acre é o principal produtor de gado do Amazonas, com mais de 400 mil cabeças. A produção é comercializada principalmente para a capital Manaus, mas com a mudança do status sanitário do estado em 2021 para livre de febre aftosa sem vacinação, os produtores iniciaram as exportações, começando pelo vizinho Peru.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

Com informações: Assessoria de Comunicação CNA

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h