Nota de esclarecimento sobre casos de rabdomiólise

Nota de esclarecimento sobre casos de rabdomiólise

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) e a Associação Independente dos Aquicultores do Estado do Amazonas (Aquam) vem a público apresentar suas posições, frente aos casos de rabdomiólise, que estão afetando a cadeia produtiva da piscicultura em nosso Estado.

O renomado infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antonio Magela, defende que não há indicação para suspensão do consumo de peixes no Amazonas, notadamente, da piscicultura.

Ele entende que há várias maneiras de se adquirir rabdomiólise, como por metais pesados, atividade física extenuante, ingestão de toxinas, após convulsões, entre outras.

Nesta direção, ele considera precipitado deixar de consumir peixes, neste momento. Mesmo porque, ainda estão sendo feitas análises no material coletado das pessoas que foram afetadas.

A Faea e Aquam entendem que a avaliação do Dr Magela é séria e clara, o que nos permite afirmar que, assim como ele destaca, não há motivos para deixar de consumir peixes



Manaus-AM, 31.08.2021.


Muni Lourenço Silva Júnior
Presidente da FAEA


Luiz Elder Bonfá
Presidente da Aquam

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h