​Muni Lourenço participa do lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 41 municípios amazonenses

O presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou, na segunda-feira (01), do lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de bovinos e bubalinos de até 24 meses em 41 municípios do Amazonas. A abertura da campanha, que é promovida pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), ocorreu na Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

Os produtores têm até o dia 14 de setembro para imunizar seus rebanhos e até o dia 29 de setembro para notificar a vacinação junto ao escritório da Adaf onde a propriedade estiver cadastrada. Os pecuaristas que deixarem de vacinar seu rebanho estarão sujeitos a multa de R$ 40 por animal, mais R$ 300 por propriedade.

São contemplados, nesta etapa, os municípios de: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Na solenidade de abertura da campanha, Muni Lourenço, chamou a atenção para a importância da vacinação de bovinos e bubalinos. “Para todos nós pecuaristas é mais um momento muito importante para que possamos continuar avançando em termos da sanidade do rebanho amazonense, principalmente com vistas à grande meta de também unificar o status sanitário do Amazonas para livre de aftosa sem vacinação”, destacou.

Lourenço reforçou a importância dos pecuaristas amazonenses em aderirem à campanha. “Para alcançar essa unificação do status sanitário é muito importante que tenhamos mais uma grande campanha de vacinação nos 41 municípios e podermos estar muito próximos de 100% do rebanho vacinado. Esse é um momento especial e a gente conclama todos os amigos pecuaristas para que realmente, a partir de hoje adquiram as doses de vacina, apliquem a vacina nos seus animais e notifiquem essa vacinação perante os escritórios da Adaf nos municípios”, enfatizou.

De acordo com a Adaf, a vacinação de bovídeos é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Pnefa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir o status desses municípios como zona livre de febre aftosa com vacinação. Além de essencial para garantir a sanidade do rebanho do Estado, a medida assegura a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses.

A expectativa é que, nesta etapa, 230 mil bovídeos de até 24 meses recebam a vacina, no Amazonas. O imunizante pode ser adquirido junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) ou nas casas agropecuárias cadastradas junto à Adaf.

Vacinação em números

Neste ano, durante a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa nos 41 municípios, - realizada de 15 de março a 30 de maio – foram vacinados 512,2 mil bovinos e bubalinos, distribuídos em 7,7 mil propriedades. O número representou uma cobertura vacinal de 95,41% frente os 536,9 mil animais aptos a receber a vacina naquele período.

Texto: *Fonte de informações: ADAF

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h