Fórum Municipal de Articulação da ZFM terá primeiro encontro dia 22

A primeira reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) acontecerá no dia 22 de abril. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), órgão ao qual o fórum está vinculado.

O FOPAZFM foi oficializado por meio do decreto nº 5.049, de 29 de março de 2021, com o intuito de fomentar a articulação entre os três pilares do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que são os segmentos da indústria, comércio e agropecuária.

A Semtepi informou que nesta semana está entrando em contato com os representantes das federações e órgãos que integram o fórum para informar a data da primeira reunião.

O órgão também informou que a definição ou previsão de datas para o início do fornecimento dos alimentos provenientes da produção agrícola do estado às empresas está entre os assuntos a serem tratados durante a reunião.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, a iniciativa do município de criar um grupo para incentivar a agroindustrialização de produtos locais é positiva.

“Nossa expectativa é positiva de que o Fórum possa fomentar o desenvolvimento do setor primário da capital, que possui zona rural e bairros periféricos com realidade produtiva de alimentos e grande potencial de geração de emprego, renda e alimentos para o mercado consumidor”, disse Lourenço.

“Certamente a iniciativa poderá beneficiar centenas de produtores rurais e famílias da zona rural da capital”, completou.

Negócios e benefícios

Entre as atribuições do Fórum estão: gerar negócios que tragam benefícios, como geração de renda para a sociedade; estimular empresas do Distrito Industrial e suas prestadoras de serviços a adquirir alimentos e insumos de produtores locais; integrar comércio varejista, supermercados e pequenos estabelecimentos com agricultores e agroindústrias locais; incentivar a agroindustrialização de produtos locais; desenvolver programas e ações de capacitação; acompanhar a execução do planejamento estratégico; entre outras.


Fonte: https://realtime1.com.br/negocios/forum-municipal-...

Reportagem: Priscila Caldas

Foto: Reprodução

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h