A primeira reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) acontecerá no dia 22 de abril. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), órgão ao qual o fórum está vinculado.
O FOPAZFM foi oficializado por meio do decreto nº 5.049, de 29 de março de 2021, com o intuito de fomentar a articulação entre os três pilares do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que são os segmentos da indústria, comércio e agropecuária.
A Semtepi informou que nesta semana está entrando em contato com os representantes das federações e órgãos que integram o fórum para informar a data da primeira reunião.
O órgão também informou que a definição ou previsão de datas para o início do fornecimento dos alimentos provenientes da produção agrícola do estado às empresas está entre os assuntos a serem tratados durante a reunião.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, a iniciativa do município de criar um grupo para incentivar a agroindustrialização de produtos locais é positiva.
“Nossa expectativa é positiva de que o Fórum possa fomentar o desenvolvimento do setor primário da capital, que possui zona rural e bairros periféricos com realidade produtiva de alimentos e grande potencial de geração de emprego, renda e alimentos para o mercado consumidor”, disse Lourenço.
“Certamente a iniciativa poderá beneficiar centenas de produtores rurais e famílias da zona rural da capital”, completou.
Negócios e benefícios
Entre as atribuições do Fórum estão: gerar negócios que tragam benefícios, como geração de renda para a sociedade; estimular empresas do Distrito Industrial e suas prestadoras de serviços a adquirir alimentos e insumos de produtores locais; integrar comércio varejista, supermercados e pequenos estabelecimentos com agricultores e agroindústrias locais; incentivar a agroindustrialização de produtos locais; desenvolver programas e ações de capacitação; acompanhar a execução do planejamento estratégico; entre outras.
Fonte: https://realtime1.com.br/negocios/forum-municipal-...
Reportagem: Priscila Caldas
Foto: Reprodução