Faea solicita resolução urgente da Amazonas Energia no fornecimento de energia em Apuí

Faea solicita resolução urgente da Amazonas Energia no fornecimento de energia em Apuí

Produtores de leite sofrem com falta de energia no município.

O município de Apuí, no interior do Amazonas, tem sofrido com constantes apagões no abastecimento de energia elétrica, o que tem causado muitos prejuízos para moradores e principalmente para produtores rurais que têm tido perdas em suas produções.

Hoje a cidade conta com 243 produtores de leite vinculados à principal associação do segmento, que produzem em média 339.860 mil litros de leite ao mês. A falta de energia implica em não ordenhar os animais. Se uma vaca não é ordenhada, ela diminui ou até mesmo para de produzir leite, então o primeiro dano com a queda de energia é uma redução na produção. E se persistir o problema pode haver problemas maiores podendo até colocar em risco a saúde do animal.

A Federação da Agricultura e Pecuária (Faea) protocolou nesta sexta-feira (20), uma carta junto à presidência da Amazônia Energia, para que sejam implementadas medidas urgentes para que haja a resolução do problema. A Faea formalizou ainda a solicitação de convocação de uma reunião extraordinária para a próxima semana do Conselho de Consumidores da Amazonas Energia para tratar sobre a condição do município com a presença da diretoria da empresa.

“A situação é que há vários dias o município de Apuí vem enfrentando uma situação extremamente lamentável de racionamento de energia que vem prejudicando a vida normal do município e ocasionando significativos prejuízos econômicos para os produtores rurais daquele município que em função desta situação estão tendo que perder a produção de leite, por conta da impossibilidade de uso da ordenha mecânica para retirada do leite das matrizes leiteiras e também por que não tem como refrigerar esse produto. A economia do município de Apuí é baseada no setor agropecuário e isso está extremamente prejudicado com essa falta de energia elétrica”, contou o presidente da Faea, Muni Lourenço.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h