Na última sexta-feira (14), A FAEA sediou uma reunião para tratar do plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no Estado do Amazonas com a presença do Diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura (DSA/MAPA), Geraldo Marques de Moraes e do Coordenador de Animais Terrestres do MAPA, Diego Viali dos Santos.
A reunião teve na pauta assuntos como participação da iniciativa privada no plano estratégico do PNEFA até 2026, atuação do Idam em municípios não atendidos pela Adaf e fundo privado.
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, avaliou de forma positiva a trajetória do Amazonas para conquistar o status atual no que diz respeito à febre aftosa. “Temos tido o voto de confiança do Mapa em apostar que o Amazonas foi e é capaz de fazer todas as atividades que sabemos que existem no plano de ação do PNEFA. Assim, atendendo as exigências e nos mobilizando fortemente, saímos de uma condição de status de risco e caminhamos cada vez mais para um fortalecimento no que tange à defesa agropecuária no Estado”.
Na ocasião, estiveram presentes representantes de órgãos ligados ao setor primário, entre eles, Idam, Sepror, Adaf, superintendência do MAPA no Amazonas e Fundepec/AM.