​FAEA sedia cerimônia da ADAF de entrega de registros de regularização para estabelecimentos avícolas no Amazonas

A FAEA sediou, nesta quarta-feira,15, uma cerimônia de entrega de registros a sete granjas avícolas, que passam a atuar de forma legal no Amazonas e somam, aproximadamente, 80 mil animais. Receberam registros as granjas Jabuti, Rejane, Ziza, Iwamoto, MS Bom Futuro, Asai e Sítio São Francisco.

A entrega dos documentos foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) e a solenidade contou com a presença de autoridades ligadas ao setor primário, entre elas, o diretor-presidente da Adaf, José Omena, o presidente interino da Associação Amazonense de Avicultura (Aama), Marcio Miyamoto, e o superintendente federal de Agricultura no Amazonas (SFA/AM), Guilherme Pessoa.

O presidente da FAEA Muni Lourenço, também presente no evento, disse que a entrega dos registros é uma grande conquista para o Amazonas. "Isso mostra que a Adaf tem uma gestão pautada pela celeridade, com rapidez no andamento da concessão dos certificados de registro e também do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Isso é importante para que as granjas possam obter regularização e ampliar sua perspectiva de faturamento, geração de emprego e de acesso a mercados”, destacou.

Novos estabelecimentos

Com os novos estabelecimentos, vai a 35 o número de granjas avícolas registradas junto à Adaf. A agência reforçou que todas as granjas que alojem mais de mil bicos e que comercializam aves, produtos ou subprodutos, precisam ter registro na autarquia, que deve ser atualizado anualmente.

De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), só podem fazer novos alojamentos de aves, as granjas que estiverem com o registro atualizado junto ao órgão de defesa agropecuária.

Para buscar a regularização, os avicultores do Amazonas devem procurar uma Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf em seu município.

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

*Com informações da Adaf

Fotos: Divulgação/Adaf

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h