​FAEA sedia 4a reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus

Na última quinta-feira (14), a Faea sediou a 4ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM). O evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) foi realizado no auditório Joaquim Igrejas Lopes, na sede da Federação.

Entre os assuntos da pauta estiveram a regularização fundiária, a taxa de iluminação pública, a recuperação de vicinais, a criação e implantação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Manaus e a otimização do processo de licenciamento ambiental.

“A reunião do Fórum foi extremamente produtiva, com propostas, encaminhamentos e ações concretas já realizadas visando o desenvolvimento econômico de Manaus, em especial do setor rural. O Fórum é uma oportuna iniciativa para integrar os esforços da Prefeitura de Manaus e dos setores econômicos em torno do bem comum da população manauara”, avaliou o presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Durante o evento, Muni Lourenço ressaltou a importância dos esforços da Prefeitura de Manaus em atuar na questão da regularização fundiária. “A regularização fundiária é uma questão central para que nós possamos pensar em algo robusto para a produção rural do município de Manaus. Então, esse esforço da prefeitura merece todo o nosso reconhecimento. O Distrito agropecuário da Suframa pode se tornar um celeiro de produção de alimentos. Mesmo com todas as dificuldades, o distrito agropecuário já tem vários empreendimentos bem sucedidos e isso pode se potencializar muito com a regularização fundiária”, destacou o presidente.

Fórum

O FOPAZFM foi criado pelo decreto municipal nº 5.049/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, em virtude da necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuária que compõem a Zona Franca de Manaus (ZFM). O fórum é permanente e tem a Semtepi como secretaria executiva.

Dentre as atribuições do FOPAZFM estão estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM, promover negócios que tragam benefícios como a geração de renda para a sociedade, a integração do comércio varejista com os agricultores e as agroindústrias locais, buscando assim, aumentar as compras regionais, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h