O Governador do Amazonas, Wilson Lima esteve presente na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) nesta quinta-feira (02), para assinar a ordem de serviço para o início das obras para construção do Parque de Exposições Agropecuárias Doutor Eurípedes Ferreira Lins, que será no KM 2 da BR-174, em Manaus.
“Nós estamos fazendo um resgate histórico. O produtor e o pecuarista, com esse contrato que nós estamos assinando, ganham a sua casa, que é o Parque de Exposições. A Expoagro era um evento que não se realizava há pelo menos cinco, seis anos, nós conseguimos fazer, em 2019, esse resgate e agora nós acabamos de assinar esse contrato para a construção desse parque”, disse o governador.
O projeto inclui estacionamento, área de exposição dos animais e área de piscicultura. Além de quadras com expositores, praça de alimentação, pista de vaquejada e pista de rodeios. Muni Lourenço, Presidente da Faea falou da importância desse espaço para o setor primário do Amazonas.
"Esse anúncio é marcante e muito aguardado pelo setor rural, afinal o Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Lins sempre foi e sempre será o símbolo maior, estrutura principal do setor primário amazonense. O novo Parque de Exposições representará o local definitivo para a Expoagro e como polo de desenvolvimento tecnológico para a agropecuária amazonense”, destacou Muni Lourenço.
A obra do novo Parque de Exposição está prevista para ter duração de 9 meses, e terá capacidade para cerca de 400 mil visitantes por dia. Contará com área total de 292.661,00 m2 e será construído em 191.170,00 m2. Os serviços correspondem a demolição, limpeza da camada vegetal, terraplenagem, pavimentação, drenagem, rede de distribuição de água, rede coletora de esgoto, rede elétrica e iluminação pública, alvenarias, estrutura de concreto, reservatório metálico, urbanização, paisagismo e muro de fechamento.
Entre os presentes estavam o anfitrião da noite Muni Lourenço, Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) o Secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães, o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas, Alexandre Araújo, o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Valdenor Cardoso, o Presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, José Merched, entre outros.
“Eu estive aqui nesta casa em 2019, quando nós iniciamos o governo, o presidente Muni nos recebeu e com todo esse público que está aqui, as lideranças do setor, me disseram de forma muito objetiva o que nós precisamos e o que nós queremos é a retomada do novo parque de exposições agropecuárias e da nossa Expoagro, e aqui nós estamos cumprindo esse compromisso assumido, já tínhamos cumprido com o resgate da expoagro, que é a maior Feira de Exposições Agropecuárias do Amazonas em 2019, mas agora com um parque”, disse Petrucio Magalhães.
A edição deste ano, prevista para o período de 18 a 21 de novembro, ainda não será no novo espaço. Mas é esperado que a exposição do próximo ano já seja no novo parque.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Foto: Diego Peres/Secom
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar