​FAEA participa de reunião do Núcleo de Relações Internacionais da CNA em Brasília

O Núcleo de Relações Internacionais, formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelas federações de agricultura e pecuária, realizou, na quarta (22), em Brasília, sua primeira reunião presencial desde seu lançamento, em novembro do ano passado, para capacitar os integrantes do colegiado e discutir ações de comércio exterior nos estados e promover uma troca de experiências. O economista Juan Mário foi o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) durante o evento.

Na abertura do encontro, que teve a presença de representantes de 22 estados, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da criação do Núcleo e falou também sobre a relevância do programa AgroBR, estimulando, a participação dos estados na promoção das exportações de pequenos e médios produtores rurais.


O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação da Agricultura da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, também falou sobre a importância da pauta de exportação para o agronegócio brasileiro. “Nenhum país do mundo tem uma balança comercial tão positiva quanto a do Brasil e produzida por nós, do agronegócio. Nós somos muito grandes e exemplo para o mundo em termos de segurança alimentar”, afirmou Gedeão.

O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, conduziu o encontro e mostrou a importância que a agropecuária tem na balança comercial brasileira com os resultados de 2022. Ele também abordou as perspectivas para 2023. “O Brasil passou de um país que importava alimentos para um grande exportador, que contribui para garantir a segurança alimentar. Somos responsáveis por US$ 159,1 bilhões em exportação e por 15,1 milhões de empregos diretos”, ressaltou.

O presidente da Comissão Nacional de Grãos, Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, falou sobre a imagem da agropecuária brasileira no Brasil e no mundo. O consultor da CNA, Mario Vilalva, fez uma palestra sobre os mercados, os grandes acordos e a diversificação da pauta exportadora brasileira.

No período da tarde, o assessor de Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, apresentou um passo a passo sobre o comércio exterior aos participantes. Felipe Spaniol também falou sobre a defesa dos interesses nos mercados prioritários e a utilização da inteligência como estratégia internacional. Já a assessora Elena Castellani explicou o trabalho de articulação internacional e a agenda bilateral.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, fez uma exposição sobre estratégias de internacionalização do agro e apresentou os escritórios estaduais do projeto AgroBR, além de apresentar alguns casos de sucesso de produtores rurais atendidos pela iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Apex Brasil.

“O AgroBR é um projeto de internacionalização de pequenos e médios produtores do agronegócio brasileiro. Estamos falando de empreendedores rurais que precisam de apoio para exportar e buscar a diversificação da pauta exportadora”, afirmou.


O encontro foi encerrado com uma palestra sobre a questão da diligência devida (proposta ambiental da União Europeia para barrar compra de produtos oriundos de propriedades desmatadas) e seus impactos nas exportações do agro brasileiro.

O coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, e o assessor de Relações Internacionais da CNA, Matheus Andrade, explicaram como a CNA está tratando o tema.

“A legislação ainda não está em vigor na União Europeia e a CNA está realizando, desde junho de 2022, reuniões e discussões técnicas com autoridades europeias. Estamos também elaborando subsídios técnicos para o setor e vamos realizar missões de defesa de interesse e identificar aliados internacionais”, destacou Matheus.

Os representantes das federações tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os temas debatidos no encontro. Participaram os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, do Acre (Faeac), Assuero Veronez, e Rio Grande do Norte (Faern), José Alvares Vieira.

Comércio Internacional

O Núcleo de Relações Internacionais, lançado em novembro de 2022, tem o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas em parceria com as federações nas questões sobre o comércio internacional dos produtos do agro brasileiro.

O colegiado tem, entre outras funções, a defesa dos interesses do produtor em mercados internacionais, definição de agenda prioritária de trabalho, disseminação de informações estratégicas sobre comércio internacional e o apoio à internacionalização das empresas participantes do AgroBR.

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

*Com informações da Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h