FAEA participa da audiência pública sobre utilização de recursos hídricos no Amazonas

FAEA participa da Audiência pública sobre utilização de recursos hídricos no Amazonas

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Muni Lourenço, participou da Audiência Pública sobre Projetos Estratégicos para Prevenção e Zelo com os Recursos Hídricos do Amazonas, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas - ALEAM, na última quinta-feira (05/08). O evento semipresencial propôs uma discussão dos problemas em torno da questão da água com o objetivo de construir um plano de soluções aos grandes dilemas enfrentados na atualidade, tais como mudanças e impactos da ação humana sobre os rios.

Participaram do evento representantes do Serviço Geológicos do Brasil (CPRM), Agência Nacional de águas (ANA), Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), empresa Águas de Manaus, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ONG Movimento Socioambiental Caminho das Águas e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AM), o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Stroski, o professor Doutor Sérgio Duvoisin Junior, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Em sua participação virtual na audiência, Muni Lourenço destacou que a água é meio de vida para os seres humanos, para vegetais e rebanhos. “Nesse contexto, nós do setor rural temos todo interesse neste importante debate principalmente porque os recursos hídricos são fatores de produção fundamentais para a produção de alimentos”, disse.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Antonio Stroski, durante a sua fala afirmou que o mundo sempre destaca a dimensão e importância hidrográfica que compõem a calha do rio e as pessoas sempre pensam no volume e do grande potencial hídrico da região. “O que estamos discutindo, em particular, é uma cidade (Manaus) que ultrapassou os 2 milhões de habitantes e que no seu entorno tem uma fantástica bacia hidrográfica e vive em conflito, entre as pessoas e a utilização dos recursos naturais, o modo de viver, de ocupação, o problema ambiental e o desafio que é a questão aqui abordada”, enfatizou.

A audiência contou falas de técnicos especialistas e pesquisadores que apresentaram alguns projetos em andamento sobre a utilização e degradação de recursos hídricos nas bacias dos rios no Amazonas.

Ao final da audiência o deputado Angelus Figueira se comprometeu em encaminhar ao presidente da ALEAM um documento elaborado pela pesquisadora e ativista ambiental Solange com todas as informações a respeito dos recursos hídricos, no documento a pesquisadora aponta todos os gargalos que afetam diretamente toda a população amazonense.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h