A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) parabeniza a todos os produtores rurais do município de Autazes pela histórica conquista da Indicação Geográfica (IG) do queijo de Autazes, que vem oficialmente reconhecer todo o legado e a trajetória da produção de queijo no município ao longo de mais de um século. A Federação parabeniza também a todas as autoridades, instituições, entidades, órgãos públicos e profissionais que, incansavelmente, dedicaram esforços para a obtenção dessa tão relevante conquista.
O reconhecimento da IG, na espécie Indicação de Procedência (IP), para o município, foi feito pelo Instituto Nacional da Propriedade industrial (INPI) e publicado nesta terça-feira, 10 de setembro, na Revista da Propriedade Industrial (RPI) do Instituto. Segundo a documentação apresentada ao INPI, o município ostenta o título de "Cidade do Leite e do Queijo", devido à sua tradição na produção pecuária e de produtos lácteos.
Processo de certificação
Para alcançar o status atual, os pecuaristas e queijeiros passaram por um intenso processo de capacitação e sensibilização, visando alcançar a adequação sanitária dos locais onde o queijo é produzido. Desenvolvimento semelhante ao aplicado para a conquista dos selos da Farinha de Uarini, Peixes Ornamentais do Rio Negro, Abacaxi de Novo Remanso, Pirarucu de Mamirauá, Guaraná de Maués e Andirá-Marau (guaraná dos indígenas), as IGs consolidadas no Amazonas.
Texto: *com informações do INPI e Sebrae/AM
comunicacao@faea.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar