A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas - FAEA e o Sindicato Rural de Boca do Acre vêm a público manifestar preocupação diante do clima de tensão instaurado com a intensificação das “invasões” de fazendas produtivas localizadas no município de Boca do Acre e no Sul de Lábrea, provocando conflitos que além de levar insegurança a um polo econômico consolidado no interior do Amazonas, instala um ambiente de extremada tensão social.
As entidades signatárias e os produtores rurais do Amazonas acreditam nas autoridades constituídas, nas Instituições e na Justiça, por isso solicitam providências urgentes e imediatas para coibir tais atos, totalmente à margem da Lei e do Estado Democrático de Direito, no município de Boca do Acre e Sul de Lábrea, como ocorreu ontem em propriedade rural localizada no Km. 93 da Rodovia BR-317.
A sociedade não admite o uso de “invasões” de empreendimentos rurais privados e produtivos, destruição de áreas de reserva legal ambiental, criando um quadro caótico, que atenta frontalmente contra os direitos dos produtores rurais e a segurança de suas famílias e empregados.
O clima instalado prenuncia dramáticos confrontos, de consequências imprevisíveis.
Queremos a paz no campo, somos contra a violência, o que só virá com segurança jurídica, de forma a ser restabelecida a tranquilidade no meio rural.
Manaus, 21 de maio de 2024.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas
Sindicato Rural de Boca do Acre