​FAEA homenageia precursores das feiras de produtos regionais em Manaus

Na última sexta-feira, 26, a FAEA realizou, no auditório do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, uma solenidade de homenagem ao General de Exército Ítalo Fortes Avena, ao General de Divisão Antonio Manoel de Barros e ao Tenente-Coronel Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida (in memoriam), precursores das Feiras de Produtos Regionais em Manaus.

Os militares homenageados foram autores de iniciativa inédita no Amazonas e no Brasil, lançando em 2008, a primeira feira de produtos regionais aberta ao público, dentro de um espaço ligado às Forças Armadas Brasileiras, neste caso, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), pertencente ao Exército Brasileiro. Inicialmente com 40 produtores cadastrados pela ADS, a Feira se ampliou e chegou a receber 84 participantes entre produtores individuais, associações e cooperativas da região metropolitana de Manaus.

A atitude pioneira contou com a parceria de órgãos ligados ao setor primário amazonense como FAEA, ADS, Sepror, Idam, Sebrae-AM e OCB. Os produtores rurais de Manaus e da Região Metropolitana que, pela primeira vez tinham um espaço para comercializar seus produtos, também forma fortes aliados no processo, ajudando a alavancar o agronegócio amazonense.

Os benefícios da iniciativa foram diversos, atendendo a população com a oferta de produtos de qualidade diretamente das mãos dos produtores e possibilitando doações para instituições, creches e abrigos.

Entre as autoridades presentes estiveram o Comandante da 12ª Região Militar, o General de Divisão, Carlos André Alcântara Leite, o Chefe de Estado-Maior do CMA, General Washington Rocha Triani, o Chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, Coronel de Polícia Militar Fabiano Bó, que na ocasião representou o Governador do Amazonas Wilson Lima.

Também estiveram presentes o Secretário Executivo de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas, Airton Schneider, na ocasião, representando o Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Petrúcio Magalhães,o diretor técnico da ADS, Leandro Goes,representando a presidente da ADS, Michele Bessa e o primeiropresidente da Agroamazon e presidente da ADS, à época do lançamento da feira, Valdelino Cavalcante, que foi um dos idealizadores do evento. No auditório também havia representantes de entidades ligadas ao setor primário amazonense e diversos produtores rurais.

Na ocasião, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, enfatizou a importância da iniciativa para os produtores rurais amazonenses. “Com os negócios realizados nas feiras de produtos regionais, na Feira do Cigs especialmente, esses produtores puderam comprar uma caminhonete, colocar um filho pra se formar numa faculdade, adquirir uma casa, ampliar sua produção, melhorar de vida e tudo isso com o apoio do Exército Brasileiro. Essa iniciativa pode parecer pequena para alguns, mas, na verdade, foi um divisor de águas para o desenvolvimento do setor primário no Amazonas”, destacou.

A entrega das placas de homenagem foi feita por Muni Lourenço ao General de Exército Ítalo Fortes Avena, ao General de Divisão Antonio Manoel de Barros e à senhora Maria Wanderleia Melo de França Pastor Almeida e sua filha, Laura Beatriz Melo de França Pastor Almeida, representando o Tenente-Coronel Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida (in memoriam).

A produtora rural do Ramal do Caldeirão, em Iranduba, Terezinha Saraiva da Silva, também se pronunciou durante o evento, representando a classe de produtores rurais beneficiados pela iniciativa. “Formei minha filha plantando cheiro verde e salsa”, disse ela emocionada ao relembrar a importância da feira do Cigs em sua trajetória.

De acordo com dados do Governo do Amazonas, o Estado possui hoje 47 feiras de produtos regionais, sendo 11 apenas em Manaus e o restante nos municípios do interior.

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h