FAEA, Fieam, Cieam, Fecomércio-AM e ACA homenageiam o Dr. Mário Guerreiro

Nota de homenagem: Mário, guerreiro de fibra

Hoje, um dos maiores líderes do Amazonas, Dr. Mário Expedito Neves Guerreiro, completa 100 anos de idade. Sua trajetória empresarial iniciou-se ao lado de Adalberto Vale na empresa Prudência Capitalização, onde ampliou sua vocação para os negócios com seu talento e determinação, na diversificação dos investimentos, trazendo para Manaus a primeira grande indústria do setor têxtil, a Brasiljuta e o Hotel Amazonas.

No setor público, durante o governo do Prof. Arthur Reis, exerceu a presidência do Banco do Estado do Amazonas (BEA), executando um trabalho de excelente resultado, reconhecido e elogiado com uma das melhores administrações daquele estabelecimento bancário.

No final dos anos 60 foi eleito presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e exerceu dois mandatos, valendo ressaltar 1971, ano do centenário da entidade. Na diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), esteve ao longo de muitos anos e foi criador do Centro de Assistência à Média e Pequena Indústria (CAMPI).

Participou de grandes eventos empresariais, ressaltando a 3ª CONCLAP - Conferência Nacional das Classes Produtoras, em 1972, no Rio de Janeiro, quando o Estado do Amazonas foi o maior destaque com suas teses e número de participantes. Em 1987 foi eleito industrial do ano pela FIEAM em reconhecimento ao seu trabalho como industrial e grande apoiador do setor agrícola no interior do Amazonas.

Em 1979, fundou o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM). Recebeu muitos títulos e homenagens, valendo destacar a medalha J.G. Araújo e a Ordem do Mérito Comercial do Amazonas, no grau de comendador.

Mário Guerreiro, ainda antes de tornar-se um empreendedor, foi convocado em 1944 e serviu como sargento na Força Expedicionária Brasileira - FEB na II Guerra Mundial, na Itália, razão pela qual recebeu muitas homenagens do Comando Militar da Amazônia - CMA.

Além de grande empresário, constituiu uma grande família com a Sra. Thereza do Nascimento Guerreiro, cujos filhos Marion, Mário, Maria Tereza, Margaret, Maury, Sebastião, Ana e Leandro hoje celebram efusivamente esta data.

As entidades de classe signatárias desta nota aplaudem e parabenizam o grande líder empresarial Dr. Mário Guerreiro pela sua longevidade, lucidez e exponencial trabalho em prol da economia e do desenvolvimento do Estado do Amazonas.




Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h