Nesta segunda-feira, 10 de junho, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, equipe técnica da Federação e presidentes dos sindicatos rurais do Amazonas participaram de palestra online orientativa sobre atualizações do eSocial, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O evento virtual, esclareceu detalhes sobre o eSocial, principalmente em relação ao FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). A palestra foi proferida pela especialista em eSocial e consultora trabalhista, Iris Caroline de Souza. O encontro contou também com o apoio do assessor jurídico da CNA, Welber Santos para esclarecimento de dúvidas.
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, ressaltou a importância de oportunidades como essa para receber informações e esclarecer dúvidas relativas a ferramentas do eSocial. “É sempre importante estarmos seguros dessas informações para melhor esclarecer a toda a classe rural do estado. O sistema do eSocial traz toda a unificação das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais e exigências que, não sendo cumpridas, trazem punições para produtores e empesas rurais”, destacou.
O eSocial
Trata-se de um sistema que unifica e padroniza o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelos produtores rurais, para geração dos encargos obrigatórios a serem recolhidos em guias próprias, assim como as demais categorias econômicas.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
comunicacao@faea.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar