​FAEA e Sindicatos patronais rurais do Amazonas participam de reunião inicial para engajamento no projeto ‘Floresta +’ do Ministério do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (15), a FAEA e representantes de sindicatos patronais rurais do Amazonas participaram de reunião virtual organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre a iniciativa piloto do projeto ‘Floresta +’. O objetivo foi abrir o diálogo e incentivar o engajamento das entidades envolvidas de forma a possibilitar a adesão de pequenos produtores rurais da Amazônia Legal ao projeto.

O floresta + é um projeto que faz parte do Programa Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais e é destinado a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, grupo familiar ou comunitário que, de forma direta ou por meio de terceiros, executam as atividades de serviços ambientais em áreas mantidas com cobertura de vegetação nativa ou sujeitas à sua recuperação. O Projeto piloto está restrito apenas a pequenos produtores da Amazônia Legal.

Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, programas como este são muito bem-vindos principalmente para viabilizar o reconhecimento ao esforço e à grande contribuição dos produtores rurais nesse contexto da preservação ambiental. “Esse reconhecimento através de um programa de pagamento por serviços ambientais sem dúvida é muito positivo e caso sejamos contemplados, nos engajaremos plenamente para que isso ocorra da melhor forma possível e atenda as expectativas do Ministério do Meio Ambiente”, ressaltou.

De acordo com a diretora do Departamento de Conservação Florestal do MMA, Marta Giannichi, que conduziu a reunião, serão realizadas outras reuniões para alinhamento e definição de estratégias para que as informações do projeto cheguem aos pequenos produtores.

Além do presidente da FAEA, Muni Lourenço, da superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves e do assessor da presidência e diretor do Departamento sindical da FAEA, Marcos Pinheiro, participaram da reunião vários presidentes dos sindicatos patronais rurais do Amazonas, entre eles, Leonardo Mississipe (Presidente Figueiredo), Alcemir Lima (Itacoatiara), Jeremias Nery (Autazes), Dilermando Lima (Boca do Acre), José Rocha de Abreu (Borba), e Manoel Idalino (Coari).

A reunião também contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre eles, o representante do PNUD, Fernando Araújo e a representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e coordenadora do projeto Biomas e do projeto PRAVALER, Cláudia Mendes.


TEXTO: ASCOM – FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/FAEA.AM

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h