A FAEA, em parceria com a CNA e com o Sindicato Rural de Borba, realizou no último sábado (17), a primeira rodada do mutirão de Renegociação de Dívidas Rurais junto ao BASA, no Amazonas. O mutirão, que vai percorrer outras localidades no Estado, iniciou em Borba (distante 325 quilômetros de Manaus) e foi realizado na sede do Sindicato Rural do município.
O evento contou com a presença do presidente da FAEA, Muni Lourenço, do assessor da presidência, Marcos Pinheiro, do presidente do Sindicato Rural de Borba, José Rocha e da Assistente Comercial do BASA, Christiane Feitoza Oliveira.
Os mutirões estarão sendo realizados até o dia 10 de outubro, nos municípios de Manaus, Itacoatiara e Manacapuru. As rodadas têm o objetivo de mobilizar os produtores rurais para que conheçam os benefícios da Lei 14.166/2021 e protocolem o quanto antes o seu pedido de adesão aos programas de renegociação, que deve ser feito até 30 de dezembro deste ano, sendo o primeiro passo para se beneficiar das condições estabelecidas.
Na Região Norte, os descontos em cima das dívidas, podem chegar a 80%, a depender do porte do produtor e da localização. Lembrando que o valor da dívida repactuada fica limitado, no mínimo, ao valor do principal liberado e não amortizado.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
comunicacao@faea.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar