FAEA E CNA lançam projeto piloto do PRAVALER no Amazonas

Na última quarta-feira (10), a CNA e a FAEA lançaram, durante cerimônia virtual, a iniciativa piloto do projeto PRAVALER, que visa facilitar a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades rurais. A iniciativa pioneira acontecerá no município de Boca do Acre, no Amazonas.

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado pelo presidente da Faea, Muni Lourenço, pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Eduardo Taveira, pelo presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Vaente, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso e pelo prefeito de Boca do Acre, Zeca Cruz.

Realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa, Sistema Florestal Brasileiro (SFB) e Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o projeto PRAVALER foi criado a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos 10 anos do Projeto Biomas e vai mostrar ao produtor, na prática, como agregar sustentabilidade à produção.

A assinatura do documento firmou o compromisso e definiu as responsabilidades para a execução das primeiras ações do PRAVALER no município amazonense pelas instituições locais parceiras do projeto, com apoio da CNA, governo federal e GIZ.

O presidente da Faea, Muni Lourenço, destacou a importância da iniciativa para viabilizar a regularização ambiental dos produtores rurais. Para ele, o PRAVALER é um grande passo para mostrar que é perfeitamente conciliável a produção de alimentos e a sustentabilidade ambiental.

“O programa prestará uma grande contribuição ao produtor rural brasileiro. O PRAVALER tem algumas palavras de ordem, como simplificação, viabilidade técnica e segurança jurídica e tecnológica, para que o produtor possa buscar, cada vez mais, a regularização ambiental”, afirmou.

Segundo a coordenadora executiva do Projeto Biomas pela CNA, Cláudia Mendes, o Amazonas foi escolhido para começar o PRAVALER em razão da sinergia entre as instituições que atuam nos setores produtivo e ambiental no estado.

“Vamos trabalhar juntos para que os produtores rurais de Boca do Acre tenham um caminho seguro e sustentável rumo à sua regularização ambiental e produtiva. Queremos que essa iniciativa seja um bom exemplo a ser replicado por todo o País”, disse.

PRAVALER

O objetivo do PRAVALER é facilitar a adequação dos passivos ambientais e a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades rurais. Dessa forma, o produtor pode se adequar à legislação ambiental e ainda obter possibilidade de retorno econômico.

Os PRAs são instrumentos do Código Florestal Brasileiro e vão ditar, quando houver necessidade, as regras de adequação dos passivos ambientais dos produtores de cada estado, de acordo com o que foi validado nos respectivos Cadastros Ambientais Rurais (CARs).


TEXTO: ASCOM – FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

Com informações da Assessoria de Comunicação CNA

FOTO: Wenderson Araujo

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/FAEA.AM

@sistemafaeasenar



Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h