FAEA e AAMA convocam avicultores para debater cadastro e registro de granjas

FAEA e AAMA convocam avicultores para debater cadastro e registro de granjas

Diante do crescimento do consumo de ovos e a busca pelo desenvolvimento contínuo do cadeia avícola, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e a Associação Amazonense de Avicultura (AAMA), promovem na próxima quinta-feira, 08/07, uma reunião com todos os avicultores do estado, com o objetivo de tratar sobre o cadastro e registro dos estabelecimentos avícolas, para que eles possam emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) e, consequentemente, transportar os pintos oriundos dos incubatórios para fins de postura e abate.

O tema é de grande relevância para o setor, já que o Estado do Amazonas é o maior produtor de ovos na região Norte. Somente em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidos mais de 63 milhões de dúzias de ovos de galinha.

Para o Presidente da FAEA, Muni Lourenço, a reunião visa manter os produtores cientes dos requisitos cadastrais junto à Agência de Desenvolvimento Agropecuário (ADAF), em adequação às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Resolvemos fazer essa reunião junto com a AAMA para esclarecer aos avicultores a necessidade do cadastro e registro, e também apresentar as informações sobre o Plano Nacional de Sanidade Avícola e incentivá-los sobre a regularização sanitária”.

Muni explica ainda que facilitar a adequação dos produtores aos padrões sanitários é uma das garantias para o desenvolvimento do setor. Ele lembra ainda que a avicultura, principalmente o segmento de postura, que é a produção de ovos, tem um destaque no setor primário do estado pelo desenvolvimento das granjas e a produção que atende boa parte do mercado consumidor amazonense.

“Essa atividade de postura é altamente geradora de emprego e renda, tem um papel muito importante para a produção de insumos para a agricultura familiar. Além de produzir o alimento mais acessível e proteico para a nossa população” ressalta o presidente da FAEA.

Na reunião, estarão presentes representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (SEPROR), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

SERVIÇO

O que é: Reunião com avicultores para tratar sobre cadastro e regularização de granjas

Quando: 8 de julho, às 14 horas

Onde: auditório da Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), localizado à Rua Carlos Drummond de Andrade, 1460, Japiim.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h