FAEA destaca a importância do lançamento do Plano Safra 2021/2022 para o agronegócio do Amazonas

FAEA destaca a importância do lançamento do Plano Safra 2021/2022 para o agronegócio do Amazonas

Nesta quinta, dia 13, o governador Wilson Lima lançou o Plano Safra Bianual 2021/2022 contendo as ações, programas e políticas que receberão apoio do estado para o agronegócio amazonense. O presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço Silva Junior, que justificou sua ausência em razão de compromisso anteriormente assumido, destacou a importância do lançamento do segundo Plano Safra do atual governo por entender a importância do instrumento para avaliar os avanços, fazer os devidos ajustes e sinalizar ao produtor rural o que o estado vem pensando para o setor primário amazonense.

No último dia 15 de abril, durante reunião no âmbito do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS, o Sistema SEPROR, por meio do secretário Petrucio Magalhães, apresentou a prévia das ações, programas e políticas que estariam compondo o novo Plano Safra Bianual 2021/2022 do Amazonas que foi lançado ontem. Esse encontro, que aconteceu em formato virtual, contou com a presença de várias entidades públicas e privadas que fazem parte do CEDRS. O Sistema Faea Senar Fundepec/AM esteve representado pelo presidente Muni Lourenço.

Diante do que ouviu durante o encontro no CEDRS, o presidente Muni Lourenço, após ouvir as lideranças ligadas à Federação, decidiu enviar a CARTA FAEA N° 007/2021 à SEPROR apresentando várias propostas ao novo Plano Safra do Amazonas, algumas já incluídas e anunciadas pelo governo do estado na solenidade que aconteceu ontem no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Outros pontos do documento enviado pela FAEA foram esclarecidos por meio do OFÍCIO n° 406/2021 – GSEC/SEPROR, em documento assinado pelo secretário Petrucio Magalhaes, que agradeceu as contribuições encaminhadas pela FAEA ressaltando que todas as sugestões apresentadas são pertinentes e se encontram pautadas como elementos balizadores estando contempladas no Plano Safra Bianual 2021/2022.

Entre as respostas contidas no documento da SEPROR, destacamos a permanência do Programa PROMECANIZAÇÃO, e que está em análise a ampliação da área a ser mecanizada por beneficiário para as atividades de agricultura e pecuária; que a nova versão do Kit Agricultor Familiar contará com sementes, mudas e pequenos animais; que estará apoiando as ações da Secretaria de Cidades e Territórios – SECT a fim de avançarmos na regularização fundiária; que o Selo Arte e a adesão ao SISBI/POA estão entre as prioridades, e que ampliará a produção de milho em grão tanto em área como em produtividade.

O secretário Petrucio Magalhães também confirmou que o Sistema vai continuar apoiando o ZARC, Garantia Safra e a PGPMBio, que são programas e política federais, assim como o Zoneamento Econômico Ecológico – ZEE estadual.

O presidente Muni Lourenço parabenizou pelo lançamento do novo Plano Safra 2021/2022, ao tempo em que agradeceu a atenção do estado, por meio do Sistema SEPROR, colocando a entidade sempre a disposição para debater temas que levam ao crescimento da agropecuária amazonense.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

faleconosco@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar


Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h