Nesta segunda-feira, dia 19/02, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Junior, participou da primeira reunião conjunta com os conselhos estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amazonas (CEAPO), de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e Pesca e Aquicultura (CONEPA).
Em manifestação na abertura, Muni Lourenço ressaltou a importância da presença do vice-governador, Tadeu de Souza, e destacou a iniciativa da Secretaria de Estado da Produção Rural em dar transparência aos conselheiros (governo e sociedade civil) das políticas públicas que serão executadas e apoiadas por parte do governo estadual. "Essa publicidade permite a apresentação de sugestões para aprimoramento das ações que tem como foco movimentar a economia do estado", destacou Muni.
O maior acesso ao crédito rural, fortalecimento institucional do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (IDAM), ampliação da assistência técnica e a regularização fundiária que dá acesso ao documento da terra e segurança jurídica na atividade também foram pautas levantadas junto ao colegiado pelo presidente da FAEA.
No momento dos questionamentos, Muni Lourenço lembrou a extrema necessidade da realização do Zonamento Econômico Ecológico – ZEE do Amazonas para o ordenamento territorial e aproveitamento das vocações econômicas. "O ZEE deve ser prioridade de pauta nos conselhos. As mudanças climáticas, com cheias e enchentes, levantam a necessidade de avanços no seguro rural", pontuou.
Ao final, o presidente da federação enfatizou que a grande presença de órgãos do governo e da iniciativa privada ao encontro é uma sinalização bastante positiva para o futuro do setor primário.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
comunicacao@faea.org.br
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar