FAEA defende a interiorização da economia em reunião do CODAM

FAEA defende a interiorização da economia em reunião do CODAM

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Muni Lourenço, participou da 290ª Reunião Ordinária do Codam (Conselho de Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Codam), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que foi marcada pela aprovação de cerca de R$ 1.5 bilhão em investimentos para a região ao longo dos próximos três anos.

Na reunião, em formato online, foram aprovados 39 projetos, sendo 16 de implantação, 17 de diversificação e seis de atualização. Com os investimentos aprovados, projeta-se a geração de 1.257 postos de trabalho, sendo 1.035 diretos e 222 indiretos. As novas vagas abrangem Manaus e Rio Preto da Eva.

Os projetos de destaque foram os das empresas Tec Toy S.A, Hana Eletronics Indústria e Comércio LTDA; Ruberon Indústria, Comércio e Exportação; Sagemcom Brasil Comunicação LTDA e Rodrigues Indústria e Comércio de Colchões LTDA.

Rio Preto da Eva

A empresa Rodrigues Indústria e Comércio de Colchões LTDA apresentou projeto de implantação com investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões para instalação de fábrica para fabricação de travesseiros, cama articulada e americana, colchão de espuma e colchão de mola.

Interiorização da economia

Durante a programação, Muni Lourenço teve a oportunidade de se pronunciar e comentar sobre temas relacionados ao setor agropecuário e meio ambiente. O presidente da FAEA falou da importância do incentivo a empreendimentos, principalmente do setor agropecuário, no interior do Estado, capazes de impulsionar a economia dos municípios.

Na pauta da reunião foi discutido, em caráter preliminar, a Proposta de Promoção da Pecuária Sustentável e Compliance Ambiental para a agroindústria. Exercendo papel de representatividade da classe de produtores rurais da agropecuária do Estado, por meio da FAEA, Muni Lourenço se colocou à disposição para contribuir com esse debate e para que se chegue a uma recomendação que considere o ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável e econômico.

Em sua fala, destacou também a importância da sustentabilidade em termos nacionais e regionais. "O Código Florestal Brasileiro é, de longe, a legislação ambiental mais rigorosa do mundo. Aqui dispomos de reservas florestais de 80% e só podemos explorar produtivamente até 20% da propriedade rural. E isso não tem no Japão, não tem na Europa, não tem na Argentina. Temos uma condição moral muito boa no quesito da sustentabilidade, ainda mais nós no Amazonas, com 97% da cobertura florestal intacta", enfatizou.

Texto: Ascom Sistema Faea Senar Fundepec/AM com informações da Sedecti

Foto: Divulgação

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h