​Em atendimento a pleito da FAEA, Adaf e MAPA prorrogam 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 41 municípios do Amazonas

Na última quarta-feira (14), A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prorrogaram a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa (FA) de bovinos e bubalinos de até 24 meses, nos 41 municípios do Amazonas onde a vacinação ainda é obrigatória. A decisão foi tomada em atendimento a um pleito da FAEA junto à Adaf e ao MAPA. Com a prorrogação, a imunização do rebanho e a notificação do procedimento junto à Adaf deverão ser realizadas até o dia 29 de setembro.

“O pedido foi formalizado em função da dificuldade de alguns produtores nos municípios para adquirir as doses da vacina. Em alguns períodos durante a campanha, as casas revendedoras ficaram sem estoque e além disso também tivemos a questão do score corporal dos animais no verão rigoroso que estamos enfrentando”, detalhou, o presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Nesta etapa, estão contemplados os municípios de: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Vacinação obrigatória

A vacinação de bovídeos é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir o status desses municípios como zona livre de febre aftosa com vacinação. Além de essencial para garantir a sanidade do rebanho do Estado, a medida assegura a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses.

A expectativa é que, 230 mil bovídeos de até 24 meses recebam a vacina, no Amazonas. O imunizante é comercializado, em alguns municípios, pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e em outros por casas agropecuárias cadastradas junto à Adaf. A não imunização do rebanho acarreta multa de R$ 40 por animal, mais R$ 300 por propriedade.

A doença

A Febre Aftosa (FA) é uma doença causada por um vírus de RNA da família Picornaviridae e do gênero Apthovirus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. A transmissão acontece principal por via respiratória ou por contato direto ou indireto com animais infectados.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

*Com informações da Adaf

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h