​Dívidas rurais: FAEA e Sindicato Rural de Itacoatiara realizam rodada de renegociação junto ao Basa no município

A FAEA realizou nesta segunda-feira (10), a terceira rodada do Mutirão de Renegociação de Dívidas Rurais junto ao Banco da Amazônia (Basa). Após as primeiras rodadas nos municípios de Borba e Manaus, Itacoatiara foi a terceira localidade a receber o mutirão que foi realizado na sede do Sindicato Rural do município.

De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, as rodadas de renegociação visam atender os municípios do Amazonas com maior estoque de inadimplência. “Esta é uma oportunidade importante para o produtor rural se regularizar junto à instituição financeira, com condições especiais”, destacou anteriormente.

Segundo ele, existe um estoque de endividamento muito alto tanto no Norte, principalmente em relação a recursos do Pronaf e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), operacionalizado pelo Basa. “Por isso, estamos vendo esse mutirão como uma oportunidade para que o nosso produtor que tem problemas de dívidas junto ao Basa possa sanar essa situação em condições muito favoráveis”.

Estiveram presentes na abertura do mutirão, o superintendente do Banco da Amazônia (Região do Amazonas e Roraima), Esmar Manfer Dutra do Prado e o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima.

Mutirão de renegociação

As rodadas, que são uma iniciativa da CNA, das federações estaduais e dos sindicatos rurais, têm o objetivo de mobilizar os produtores rurais para que conheçam os benefícios da Lei 14.166/2021 e protocolem o quanto antes o seu pedido de adesão aos programas de renegociação, que deve ser feito até 30 de dezembro deste ano, sendo o primeiro passo para se beneficiar das condições estabelecidas.

O objetivo é dar suporte para a regularização com base nas condições de renegociação previstas na Lei 14.166/2021, que autoriza a liquidação ou parcelamento de contratos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

No Amazonas, os descontos em cima das dívidas, de acordo com a lei, podem chegar a 80%, a depender do porte do produtor e da localização. Lembrando que o valor da dívida repactuada fica limitado, no mínimo, ao valor do principal liberado e não amortizado.

Com a repactuação das dívidas, o produtor poderá sair da situação de inadimplemento e se tornar apto a acessar novas linhas de crédito para financiar o custeio e o investimento da sua produção.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h