​Conquista: Presidente da Faea, Muni Lourenço participa de lançamento oficial do IG do Abacaxi da região de Novo Remanso

O Presidente da Faea, Muni Lourenço, que também ocupa a presidência do Sebrae/AM, participou no último sábado (11) do lançamento oficial da Indicação Geográfica (IG) de procedência do abacaxi Turiaçu produzido na região do Novo Remanso, no Amazonas. A solenidade de lançamento foi realizada no Empório Sebrae durante a 43ª Expoagro.

Considerado o abacaxi com menor índice de acidez - o abacaxi mais doce do mundo – em relação a outros, o fruto produzido na região conquista o IG e dessa forma protagoniza um novo horizonte de geração de emprego e renda dos produtores amazonenses que se dedicam ao cultivo da espécie.

Para o presidente, Muni Lourenço, o lançamento oficial do IG é um marco histórico, resultado de anos de dedicação e investimentos do Governo do Estado, de instituições parceiras e, especialmente, dos produtores da região que inclui as comunidades do Novo Remanso, São Francisco do Caramuri e Vila do Engenho.

Reunião


Na manhã do mesmo dia, Muni Lourenço participou, também durante a 43a Expoagro, de reunião para debater melhorias do processo da cadeia produtiva de abacaxi no Amazonas. Além de diversos produtores de abacaxi do Estado, estiveram presentes na reunião representantes de várias entidades como o Sistema Sepror e a OCB. O presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima também participou do encontro.

Entre os principais pontos debatidos, destacaram-se o acesso aos insumos em função da pandemia, comercialização e exportação, agroindústria e infraestrutura e alternativas de escoamento em função do excesso de produção do fruto no Estado.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar







Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h