Comissão Nacional da Região Norte da CNA se reúne na Agrotins

Brasília (18/05/2023) – A CNA promoveu, na quinta (18), a reunião da Comissão Nacional da Região Norte durante a programação da Agrotins, feira agropecuária que está sendo realizada em Palmas (TO).

Os presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro, e da Comissão e da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, abriram a reunião que foi realizada em formato híbrido.

Lourenço afirmou que em 2023 as reuniões da comissão serão itinerantes para estreitar ainda mais as relações entre as Federações. A reunião em Palmas foi a segunda do ano. A primeira ocorreu no Pará e a terceira será no Acre.

“É importante para que possamos prestigiar as Federações e conhecer de perto a dinâmica do agro no Estado, além de ouvir as demandas locais. Também precisamos nos unir enquanto região para ganharmos força e enfrentar as questões que surgirem.”



A reunião abordou, entre outros temas, as oportunidades para produtos da Amazônia Legal no mercado externo. A consultora do projeto Agro.BR na região Norte, Giselle Amaral, falou sobre os setores prioritários para o projeto e destacou que há espaço no mercado internacional, principalmente para as frutas produzidas nos Estados da região.

“Queremos que os pequenos e médios produtores saibam que é possível colocar os produtos na pauta exportadora. Existe muita oportunidade para expandir o comércio”, disse.

Em relação a outros mercados, como Ásia e Oriente Médio, o coordenador do escritório da CNA em Dubai, Rafael Gratão, explicou que há muitas oportunidades comerciais na região porque a população local é receptiva aos produtos brasileiros, além de ser também uma porta para os demais países do Golfo Pérsico.

Outro item da pauta foi o sistema de rastreabilidade bovina, apresentado pelo presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro.

A Comissão também debateu temas como questões ambientais e fundiárias relacionadas à região Norte com o consultor de meio ambiente da CNA, Rodrigo Justus.

Também participaram os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, e de Roraima (Faerr), Sílvio de Carvalho.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h