O presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou na última sexta-feira (6) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para tratar sobre a convocação dos aprovados no Concurso da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) com intuito de melhorar as atividades e desenvolver o setor produtivo do Estado.
A reunião técnica foi solicitada por Muni Lourenço e construída com a líder do Governo, Deputada Estadual Joana Darc e o vice-líder, Deputado Estadual, Saullo Vianna. Na ocasião, Lourenço destacou uma demanda de curto prazo em benefício do setor pecuário e do desenvolvimento da economia do Estado.
“Precisamos atender as exigências do Ministério da Agricultura (Mapa) com vistas ao Amazonas para garantir a inclusão de 13 municípios do Estado no Bloco I do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa – Pnefa para obtermos o status de livre de febre aftosa sem vacinação, um marco importante para o crescimento e a interiorização da nossa economia”, detalhou.
Conforme explicou Muni Lourenço, uma das principais exigências do Mapa é o fortalecimento e a estruturação de mão de obra técnica da Adaf para fazer frente à questão de barreiras sanitárias com a presença de médicos veterinários e técnicos de formação agropecuária. “Portanto a convocação desses profissionais já aprovados no concurso é de fundamental importância para cumprirmos com esse objetivo”, esclareceu.
Lourenço lembrou ainda que o Ministério da Agricultura estabeleceu uma data limite para março de 2020 para o atendimento das exigências e inclusão do Amazonas no Bloco I do Pnefa. “Estamos confiantes no encaminhamento iniciado pela Aleam para que nós tenhamos a Adaf fortalecida e nosso Estado incluído no bloco 1, inclusão essa que será sinônimo de geração de emprego e renda para o nosso interior e também de garantia de saúde pública porque o serviço da Adaf tem uma missão muito importante de garantir a qualidade dos nossos produtos”, ressaltou.
Encaminhamentos
Entre os encaminhamentos dados na reunião técnica está o envio de um documento pela Adaf ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a exposição de motivos para a convocação dos aprovados, visando um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), para que seja possível iniciar o chamamento dos concursados. Um cronograma de convocação de todos os aprovados no concurso também está em análise.
Também estiveram presentes na reunião, aprovados do concurso da (Adaf) e autoridades como o subprocurador adjunto da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Carlos Alexandre Moreira, o titular da Sepror, Petrúcio Magalhães Junior; o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, a diretora de Controle Externo de Admissão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Olga Naito, e o Superintendente do Ministério da Agricultura no Amazonas, Olga Naito.
Pecuária em ascensão
A pecuária amazonense, segundo dados oficiais da Adaf, envolve 15 mil propriedades no interior do Amazonas, e segundo estimativa da FAEA, congrega 80 mil amazonenses que dependem dela como atividade econômica. Tem ainda um rebanho de 1,5 milhão de cabeças de gado aproximadamente.
TEXTO: ASCOM – FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM
Contato: 3198-8414
https://www.facebook.com/FAEA.AM
@sistemafaea