FAEA tem pleito atendido de prorrogação de prazo da campanha de vacinação contra aftosa

 FAEA tem pleito atendido de prorrogação de prazo da campanha de vacinação contra aftosa

A Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), solicitou junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a prorrogação da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no estado do Amazonas, para mais 30 dias, o atual encerramento era prevista para o dia 30 de Setembro de 2021, com extensão do prazo, o encerramento será no dia 29 de Outubro.

O pleito foi motivado em decorrência do estado crítico de saúde dos animais devido a cheia recorde dos rios da região amazônica, ocorrida neste ano, que imputou uma maior permanência desses animais em pequenas áreas de pastagem. Áreas estas que não foram alagadas, mas que logo atingiram a exaustão, levando os animais a um significativo déficit nutricional, e consequente caquexia. A vazante dos rios tem se mostrado lenta, dificultando a recuperação das áreas até então alagadas. A classe de produtores teme que, com a vacinação e o manejo inerente ao ato, os animais venham a óbito.

Essa etapa é voltada para a vacinação de bovinos e bubalinos de até 24 meses, nos municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

O controle da doença no Estado é realizado pela Adaf, a quem os produtores devem, posteriormente, notificar a imunização.



Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h