Sindicatos Contribuem na Formação de Produtores Rurais junto ao Sistema FAEA/SENAR no Amazonas

Em entrevista ao portal Senar, Leonardo de Souza falou sobre a atuação do Sindicato Patronal Rural de Presidente Figueiredo junto ao Sistema Faea/Senar e sobre os avanços na economia do município

Confira:

Portal Senar – Como é desenvolvido o trabalho do Sindicato no Município?

Leonardo de Souza: Nós realizamos diversas atividades, recentemente, tivemos a certificação FAEA/SENAR com os cursos de horticultor, apicultor e condutor de turismo de aventura dos Programas FPR, PRONATEC e Negócio Certo Rural. Então, nós estamos trabalhando em prol do produtor rural com responsabilidade social e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

PS – Qual o principal projeto desenvolvido no município por meio do Sindicato?

LS - Todos os nossos projetos no município estão sendo feito porque a economia tem avançado e da mesma maneira, tem avançado o bem-estar dos nossos produtores e de suas famílias. Nós temos hoje, um projeto revolucionário no município, que é o projeto “Balde Cheio” de renome estadual e nacional, hoje, o Brasil conhece o nosso projeto e nós sabemos que Presidente Figueiredo tem uma bacia leiteira muito forte. Temos 43 produtores preparados para fornecer leite para a Amazon Nat (empresa local); quem conhece o nosso produto sabe do valor e da qualidade que tem. Então, a administração municipal está de parabéns, o nosso presidente, Muni Lourenço, e seus pares estão de parabéns por nos prestigiar, por se voltar para às necessidades de Presidente Figueiredo, então nós temos muito orgulho em dizer que hoje o município abastece Manaus.

PS- Como se desenvolve a economia de Figueiredo?

LS - Nós temos no município de Presidente Figueiredo, uma das maiores empresas de agronegócio do norte do país, que é a Mineração Taboca. Nós temos também a criação de peixes em viveiro, então o nosso município é genuinamente rural. Temos na BR-174, caminhões que transportam banana, mamão, pimenta, ou seja, nós não temos apenas o cupuaçu e o turismo como fonte de renda.

"Os cursos feitos pelos nossos produtores rurais, são cursos que fazem parte do Sistema FAEA/SENAR e da Confederação Nacional; que ajudam o país a se desenvolver".

PS - Como é feito o acompanhamento junto aos produtores rurais?

LS - Nós visitamos as comunidades e visitamos os presidentes das comunidades. Durante as reuniões com os produtores, os presidentes das comunidades veem as necessidades deles. Então, quando eles precisam do Sindicato, nós vamos até a comunidade e fazemos as palestras esclarecendo às duvidas, falando da importância do Sistema FAEA SENAR, e explicamos o que ele oferece para o produtor rural, depois encaminhamos a demanda ao SENAR, após a aprovação para a capacitação; falamos com o presidente da comunidade e voltamos a comunidade para fazer as inscrições dos produtores interessados e depois acompanhamos os cursos. Então esses cursos do SENAR estão contribuindo com um trabalho importantíssimo para nós, formando o produtor rural na base.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h