Na segunda-feira (21), equipes da FAEA e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) estiveram na sede da federação para uma reunião de alinhamento em relação à defesa agropecuária estadual.
Na ocasião, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, solicitou ao titular da Adaf, Alexandre Araújo, a efetivação das ações e investimentos pela agência dos compromissos assumidos perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pela inclusão de 13 municípios amazonenses no primeiro bloco nacional a retirar a vacina contra aftosa.
Demandas como o pedido de conclusão da implementação da Guia de Trânsito Animal (GTA), medidas de facilitação para o pagamento da guia pelos produtores, atualização do lançamento de dados para a base de informações da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), entre outras, também foram abordadas na reunião
Para Lourenço, a reunião foi muita produtiva. “Reforçamos a cooperação entre setor privado, representado pela FAEA e a Adaf em torno do fortalecimento do serviço de defesa agropecuária”, avaliou.
ADAF E FUNDEPEC/AM
Ainda durante o encontro, foi alinhada uma parceria entre a Adaf e o Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (FUNDEPEC-AM). O objetivo é ampliar a divulgação do fundo e compartilhar periodicamente informações sobre cadastro de pecuaristas e dados de emissão de GTA por município.
O diretor-presidente da Adaf adiantou que a ampla divulgação do FUNDEPEC/AM através das Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVS) e dos Escritórios de Atendimento à Comunidades (EAcs), da Adaf no Estado é uma das prioridades desta nova gestão.
“Estaremos fortalecendo essa parceria, mobilizando e conscientizando os produtores rurais para contribuir com o fundo e para que entendam a importância dessa contribuição”, destacou o diretor.
Texto: ASCOM – Sistema FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM
Jornalista responsável: Juliana Geraldo
Crédito de imagem: Divulgação/SEPROR
Contato: 3198-8414