Cursos e palestra na Feira Agropecuária do Careiro Castanho
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM), vai participar da nona edição da Feira Agropecuária (Agropec) do Careiro Castanho, realizada entre os dias 2 e 7 de setembro. Será ofertado uma palestra e dois cursos durante o evento. A feira está sendo realizada no município localizado no km 100 da BR-319 e tem a expectativa de movimentar R$ 8 milhões em negócios.
Serão duas turmas do curso de ‘Operação e manutenção de tratores agrícolas’ voltados para mecanização; uma turma de ‘Boas práticas para o melhoramento do processo da farinha de mandioca’. Cada um com carga horária de 40 horas e serão ministrados durante os dias 2 a 6 de setembro. A palestra terá como tema- Pecuária leiteira sustentável: Oportunidade e Desafios na Amazônia.
O superintendente do SENAR Amazonas, Aécio Filho, destacou que o objetivo é desenvolver o processo produtivo da região agregando valor ao produto proporcionando a melhoria na qualidade de vida do produtor rural.
Segundo a assessoria do evento, a prefeitura do Careiro Castanho está investindo R$ 5 milhões na Agropec. O prefeito de Careiro, Hamilton Alves Villar, disse que este ano foi formada uma parceria com o Governo do Amazonas em benefício do setor primário do município, composto por pecuaristas, produtores rurais e agricultores familiares. “Vamos ter um projeto de financiamento, como também teremos equipamentos modernos para a produção”.
Para o presidente do Sistema FAEA-SENAR, Muni Lourenço, as feiras agropecuárias funcionam como uma vitrine para o município, destacou que é uma oportunidade além de fazer negócios e financiamentos, de se qualificar. “A ideia é levar capacitação e palestras de interesse do produtor rural, fortalecendo a cultura produtiva do município”.
De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Valdelino Cavalcante, os produtores do interior poderão ter acesso aos melhores equipamentos oferecidos no mercado. “Adquirindo novos equipamentos com a ajuda dos financiamentos que no Governo do Amazonas oferece através da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM), a mecanização vai melhorar a produtividade dos produtores rurais, além de diminuir o desmatamento”, afirmou.
Fonte: Assessoria do evento.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR