Confirmada a Realização da 40ª EXPOAGRO e a Construção do Novo Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Lins
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, participou do lançamento do Concurso Cultural que vai escolher a marca comemorativa da 40ª Feira de Exposição Agropecuária (EXPOAGRO). A inscrição será gratuita e o vencedor vai receber um prêmio de R$ 5.000,00. Divulgado na última quinta-feira (29-08), pela comissão organizadora a maior festa do setor primário vai ser realizada entre os dias 21 de novembro a 01 dezembro deste ano.
O novo parque será construído na terá uma área de 50 hectares e está sendo projetada com estacionamento amplo, área de descanso e locais apropriados para os animais. A nova estrutura será na margem da estrada AM 070 nas proximidades do km 14, no município de Iranduba.
Com expectativa de lançar a Guia de Trânsito Animal (GTA eletrônica), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (ADAF), na Expoagro, o presidente da FAEA destacou os benefícios que o lançamento terá, como por exemplo, a emissão direta da internet sem necessitar da ida do produtor até o escritório. Agradeceu ainda a sensibilidade do governador Omar Aziz, e do secretário de produção rural, Eron Bezerra, na definição do local feira como também da realização do evento ser ainda este ano.
“Quero dizer da alegria nesse momento da classe em termos a garantia da continuidade da feira, que é o maior evento da agropecuária do Estado do Amazonas. A Expoagro além do aspecto da tradição, da história, é um evento que definitivamente faz parte da vida dos amazonenses e sobretudo é um momento mais esperado para todos nós que fazemos parte do agronegócio do Estado do Amazonas. A EXPOAGRO é sinônimo de bons negócios, melhoramento genético do rebanho, acesso facilitado a financiamentos rurais e troca de experiências entre os produtores”, disse Muni Lourenço.
O momento do anúncio já era bastante esperado pela classe. “Este ano será uma edição marcante, onde o momento está aquecido, os produtores e empresários estão estimulados em parceria com o poder público; no Amazonas o nosso segmento já mostra sua força são 276 mil amazonenses que vivem da atividade, representamos 7%do PIB, caminhamos segundo estimativas da Federação para nos próximos 5 anos já representarmos mais de 10% do que é produzido no Amazonas”, destacou.
Para o prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, sem dúvida este será mais um incentivo para o setor primário da cidade, disse ainda que, esta feliz com a realização do evento no município. De acordo com o secretário de Produção, Eron Bezerra, a realização da Expoagro vai aumentar a participação de produtores dos municípios do entorno. Destacou ainda que o novo Parque já está na expansão de Manaus, ou seja, ficou bem localizado e terá uma estrutura que oferecerá conforto para os participantes. Finalizou dizendo que em 15 dias a SEPROR vai apresentar a maquete do Parque de Exposições.