A superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves, participou nos dias 26 e 27 de novembro, da 1ª Missão Técnica da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, realizada em Salvador.
Com o objetivo de compartilhar os primeiros resultados da ATeG, o SENAR organizou a missão formada por representantes de dez estados. Além do Amazonas, participaram Roraima, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Santa Catarina e Distrito Federal.
Na segunda-feira foi realizada uma reunião na sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador, onde o presidente da Federação da Bahia, Humberto Miranda, a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, e o gerente de Programas, Carlos Rio, apresentaram um panorama da produção baiana, com a metodologia e as estratégias usadas no Estado, além de resultados já alcançados.
No segundo dia da missão técnica, os superintendentes e coordenadores participaram de duas visitas de campo, em propriedades nos municípios de Biritinga e Pé de Serra, localizadas no semiárido baiano, região que sofre com a escassez de água.
No município de Biritinga a comitiva foi até a propriedade de Joacy Carneiro que produzia 180 litros de leite e hoje, depois da participação no programa Pro-Senar, produz 700 litros (quase quatro vezes mais), com projeção de chegar a 1.000 litros em 2019.
Em Pé de Serra, a propriedade visitada foi a de Gilvandira Carneiro, que também teve a produção transformada pela atuação da Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Ela mais que duplicou a produção de leite com a aplicação das tecnologias aprendidas ao longo do programa.
A comitiva no campo foi liderada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuária do Sistema Faeb/Senar, Rui Dias; pela superintende do Senar Bahia, Carine Magalhães; pelo gerente de Programas, Carlos Rio; e pelo coordenador técnico Gabriel Menezes. A missão contou com a participação da coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do Senar Nacional, Janete Lacerda de Almeida.
ATeG
Aumentar a produtividade de propriedades rurais, muitas vezes localizadas em regiões com escassez de água e até falta de energia elétrica, transformando a vida dos produtores e suas famílias. Esse é o principal legado que a Assistência Técnica e Gerencial (AteG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem deixado para a agropecuária.
Texto: Com informações da Ascom Sistema FAEB
Jornalista responsável: Juliana Geraldo
Contato: 92 3198-8414