Os aprendizes da turma de produção de sementes e mudas do Programa de Aprendizagem Rural do SENAR/AM, em parceria com a empresa Agropecuária Jayoro, realizaram no dia 26 de julho, visita técnica da disciplina Instalação de viveiros, na sede da agroindústria em Presidente Figueiredo. A visita faz parte da disciplina de Produção Legalizada de Mudas e tem o intuito de unir teoria e prática, proporcionando um processo de ensino - aprendizagem significativo.
O programa coordenado pelo SENAR-AM teve início em abril deste ano, após, em parceria com a Agropecuária Jayoro – usina produtora de açúcar, álcool e biodiesel no município amazonense, 45 alunos terem sido selecionados por processo seletivo organizado pela empresa. Os aprendizes terão, por um período máximo de dois anos, acesso ao programa que consiste em aulas teóricas e práticas na Jayoro, em diversos setores. Além do curso de produção de sementes e mudas, o programa contempla também o curso de auxiliar administrativo e financeiro.
Aprendizagem
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a aprendizagem é a formação técnico-profissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem.
O objetivo é oportunizar a inserção, em condições especiais, no mercado de trabalho propiciando o crescimento profissional e o acesso ao ensino profissionalizante, sem prejuízo ao ensino regular.
Podem participar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos, cursando o ensino fundamental ou programas de educação de jovens e adultos ou que já tenham concluído o ensino fundamental.
Texto: Setor de Comunicação – Sistema FAEA/SENAR-AM/FUNDEPEC-AM
Jornalista responsável: Juliana Geraldo
Contato: 92 3198-8414