No sábado (25), os alunos da turma do Curso Técnico em Agronegócios (Polo Manaus) do Programa Rede e-Tec Brasil participaram de sua segunda aula prática como parte da grade curricular do curso semipresencial. Eles visitaram a Fazenda Geny, no município de Iranduba, a 22 quilômetros de Manaus.
Segundo o tutor presencial da disciplina ‘Técnicas em produção animal’, André Ferreira, a visita oportunizou aos alunos uma vivência na produção animal, aproximando os futuros técnicos da prática, com ênfase na bovinocultura – criação de gado.
“A visita foi muito interessante. Acreditamos na visita técnica como forma de aumentar o interesse dos alunos pela disciplina e fixar ainda mais o conhecimento passado em sala de aula”, avaliou.
Na ocasião, o médico veterinário que atua na Fazenda, Virgílio Cortêz, realizou um bate-papo descontraído e produtivo com os alunos, explicando sobre a prática da bovinocultura de leite e sobre a genética do gado bovino. Também foram tratados temas como ordenha, manejo nutricional e agroindústria.
Aprendizado
Para um dos alunos da turma do Polo Manaus, Thiago Macedo Santana, 26, a aula prática foi uma oportunidade de conhecer a realidade da produção animal (bovinocultura) no Amazonas. “Durante as aulas presenciais e online recebemos um conhecimento amplo da produção animal no cenário nacional, mas a visita abriu nossa mente pra saber como trabalhar com a criação de animais de forma produtiva considerando as peculiaridades da nossa região”, destacou.
O curso
O Curso Técnico em Agronegócios de Nível Médio do Programa Rede e-Tec Brasil – aderido pelo SENAR – tem dois anos de duração e é totalmente gratuito. É realizado na modalidade de educação à distância, semipresencial, com carga horária de 1.230, onde 20% é presencial obrigatória - realizada atualmente no polo em Manaus - e em visitas técnicas. A formação de nível médio garante certificado emitido pelo SENAR, validado pelo MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.