Na última terça-feira, 21, a Superintendente do SENAR-AM, Jeyn’s Alves, representou a instituição na entrega de insumos agrícolas ao chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Paulo de Azevedo.
A entrega do lote que inclui itens como calcário, cloreto de potássio, fertilizantes, entre outros, faz parte da segunda fase do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM).
O material será usado na Unidade de Referência Tecnológica (UTR) da Embrapa em Manaus nos sistemas de plantio direto.
PRADAM
A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Tem o apoio da Embrapa e do Ministério da Agricultura. Visa disseminar práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na Região Amazônica.
O PRADAM mostra aos produtores que com tecnologias ABC é possível produzir em áreas já abertas e que não há necessidade de avançar sobre as florestas para impulsionar a produtividade nas propriedades
O projeto propaga cinco tecnologias sustentáveis: Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas, Sistemas Agroflorestais e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).
As atividades do projeto ocorrem em vários estados da Amazônia legal como: Acre, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Amazonas e Rondônia, com seminários e atividades de campo.