No último sábado, 24, os alunos da turma do Curso Técnico em Agronegócios (Polo Manaus) do Programa Rede e-Tec Brasil realizaram sua primeira aula prática, como parte da grade curricular do curso semipresencial iniciado em março deste ano.
A turma visitou três propriedades do segmento de agricultura familiar no Ramal do Pau Rosa, que fica o quilometro 22 da BR-174 – o Sítio Siqueira da Costa, no km 23 do Ramal, o Sítio dos Silvas (Km 22 do Ramal) e o Sítio Água viva (Km 20 do Ramal).
De acordo com a tutora presencial da disciplina ‘Produção de Técnicas Vegetal’, Suellen Melo, as propriedades visitadas têm diferentes características e diferentes níveis de administração profissional.
“O mais importante é que os alunos puderam ver na prática alguns exemplos de sistemas de cultivo e administração de propriedade, receberam instruções sobre rotação de culturas e puderam adquirir experiências de utilização de técnicas e administração de propriedades que não se encontram nos livros”, destacou.
Inspiração e aprendizado
Para uma das alunas da turma do Polo Manaus, Vanessa Souza, 27, a aula prática foi gratificante. Ela que ainda não tinha experiência com o manejo da terra pois vem de outra área profissional, se sentiu estimulada pela vivência com os agricultores e as técnicas ensinadas por eles.
“Aprendemos sobre culturas rotacionais, correção do solo, uso do calcário, administração rural e principalmente cuidados com a terra. Conversando com os agricultores pude perceber que não basta pensar na produção. É preciso pensar no escoamento, na qualidade, em possibilidades de financiamento. Senti minha visão expandir e realmente me inspirei com as histórias”, contou.
O curso
O Curso Técnico em Agronegócios de Nível Médio do Programa Rede e-Tec Brasil – aderido pelo SENAR – tem dois anos de duração e é totalmente gratuito. É realizado na modalidade de educação à distância, semipresencial, com carga horária de 1.230, onde 20% é presencial obrigatória, realizadas nos polos (atualmente em Manaus e Autazes) e em visitas técnicas. A formação de nível médio garante certificado emitido pelo SENAR, validado pelo MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.