O SENAR-AM sediou nesta sexta-feira, 19, pela segunda vez, o Seminário Regional sobre o programa e-Social, do Governo Federal. O evento – destinado a profissionais de contabilidade, recursos humanos, presidentes dos sindicatos patronais rurais, produtores rurais e público em geral – buscou prestar esclarecimentos a respeito do programa que visa possibilitar ao trabalhador prestar informações unificadas para órgãos ligados à área trabalhista.
O coordenador do Consórcio e-Social (formados pelo INSS, CAIXA, Receita Federal e MTE), Eduardo Damasceno Pereira, ressaltou durante a abertura do evento, a importância da divulgação por meio do seminário para o pleno funcionamento do programa e para possibilitar uma transição sem contratempos. “É fundamental que cada trabalhador tenha sua base cadastral regularizada”, destacou.
De acordo com o presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM, MUni Lourenço, a entidade junto com os sindicatos rurais estão engajados na divulgação do sistema de escrituração digital do e-social que íntegra informações fiscais, trabalhistas e tributárias para os produtores rurais amazonenses. "Esse segundo evento promovido a partir da nossa parceria com o Ministério do Trabalho, INSS, Receita Federal e Conselho Regional de Contabilidade reforça essa prioridade", ressaltou.
O seminário contou com a participação de representantes das entidades que compõem o consórcio, entre eles, Vitor Orcini (INSS), que conduziu a palestra e Francisco das Chagas Rodrigues, representando o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O e-Social
O e-Social é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas. Com a plena implantação do E-Social, o profissional de fará em um único envio todas as informações relevantes para CAGED, GFIP, RAIS, entre outros.