Instrutores do SENAR AR-AM aprimoram metodologia de ensino em curso de CAV

Vivenciar para aprender e passar o conhecimento adiante. Dentro desse contexto, 16 instrutores, entre técnicos do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM) e da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (SEMTRAD), participaram entre os dias 17 e 21 de outubro da capacitação ‘Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV’, oferecida pelo SENAR-AR/AM através do SENAR Administração Central, que disponibilizou instrutor credenciado.

O curso foi realizado no auditório da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI) situada dentro do Campus da Universidade Nilton Lins. Durante uma semana, os participantes tiveram acesso aos conceitos do CAV e puderam aplicar o que aprenderam por meio de oficinas e apresentações, testando o conhecimento, como forma de aprimorar métodos para transmitir conteúdos para os produtores rurais que acessam os treinamentos e cursos ofertados pelo SENAR-AM.

Segundo o instrutor do curso, Luiz Antônio Tiradentes, A metodologia é bastante eficaz porque permite que a aula fique mais dinâmica e atraente para quem ministra e para quem aprende. “O CAV tem quatro etapas: na primeira, o participante vivencia uma situação; a segunda onde o instrutor auxilia esse participante a analisar o que aconteceu; na terceira, o instrutor faz uma relação do que aconteceu com o dia a dia do participante e na quarta, o instrutor convida o participante a pensar em uma ação prática a partir daquilo que foi apresentado”, explica.

Para ele, por meio dessas etapas, o programa gera uma oportunidade para o participante de tomar consciência do que aconteceu e de se sensibilizar para aplicar aquilo que foi ensinado. “Então, o CAV potencializa os resultados dos cursos do SENAR, porque o instrutor além de receber os conteúdos, também visualiza mais alternativas para colocar aquele aprendizado na prática”, avalia.

Vivência positiva

Instrutora do SENAR-AM há 16 anos, Mônica Valeska Silva foi uma das participantes do curso, que segunda ela, será uma ferramenta importante para ser utilizada nas próximas capacitações que irá ministrar. “É uma ferramenta ótima porque permite uma vivência. O aluno realiza, conceitua, tem um tempo para perceber como se sente no processo e tudo isso finda com a motivação levada para fora da sala de aula. O ciclo permite que ele internalize a experiência”, destaca.

Durante o curso, Mônica e sua equipe organizaram uma oficina de pão. Na experiência, eles tiveram que aplicar as técnicas de CAV. O resultado foi positivo. “Foi excelente. Nós demos a receita e eles fizeram o pão. Num segundo momento, perguntamos a eles, como se sentiram no processo. Depois conceituamos cada parte do processo, explicando a importância das etapas da receita e ao final, falamos sobre a importância do pão, sua produção e o quanto isso pode ser uma atividade até mesmo lucrativa. O resultado foram pessoas motivadas, que aprenderam algo novo e que já até arriscaram fazer pão, após o curso”, conta.

O Amazonas é a sétima Unidade da Federação onde o SENAR atua a receber o treinamento. Antes, a equipe que aplica o curso já passou pelos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e pela sede do SENAR Nacional, em Brasília.


Assessoria de Comunicação - Sistema FAEA / SENAR AR-AM

Juliana Geraldo

Contatos: 92 3198-8414 / 98157-3527

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h