Durante a última semana (13 a 19/06), Manaus foi sede regional da capacitação para formação de novos instrutores do Programa Negócio Certo Rural (NCR), organizado e oferecido de forma gratuita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Central (SENAR). Cerca de 26 instrutores e consultores do SENAR e SEBRAE dos estados do Acre, Roraima e Amazonas, tiveram a oportunidade de participar.
A capacitação é realizada pela equipe de instrutores de Brasília do SENAR, com a carga horária de 32 horas, e tem o objetivo de aplicar a metodologia do Negócio Certo Rural. Para a coordenadora do NCR, Thais Carrazza, a capacitação é fundamental para dar subsídios na gestão das propriedades rurais. “Nós oferecemos essa capacitação em todos os Estados. Levar a gestão para os produtores e estimular para que eles sejam empreendedores e possam tomar medidas de decisão”, disse.
Dentre as atividades realizadas, os instrutores elaboraram plano de negócio, aplicaram avaliações e participaram de dinâmicas em grupo. Para o instrutor Humberto Silva, “o treinamento do programa Negócio Certo Rural é de extrema importância no aspecto prático do trabalho do instrutor que é executado nas comunidades rurais e, consequentemente na sua formação profissional”, frisou.
Segundo a Superintendente do Senar/AM, Jeyn´s Alves “Esse treinamento é feito com carga horária de 32 horas e é administrado pela própria central do Senar. “Os instrutores estão passando por uma metodologia que envolve consultoria e uma série de atividades que são realizadas anualmente”, comentou.