Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a CNA destaca a participação efetiva dos produtores na preservação do planeta
Brasília – Água, solo e clima são recursos essenciais para a realização de atividades agropecuárias. Portanto, a conservação ambiental faz parte da rotina diária do produtor, na lida por uma boa safra ou pela saúde e qualidade da produção animal. Em razão da importância da conscientização e preservação ambiental, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (05/06), é uma data que merece ser destacada. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolvem programas e ações voltados à preservação, conciliando produção e conservação do meio ambiente.
Na CNA, estas ações estão ligadas à Comissão Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e a Subcomissão Nacional dos Recursos Hídricos, desenvolvidas na Coordenação de Sustentabilidade, e têm como objetivos definir o posicionamento do setor em assuntos relativos ao desenvolvimento sustentável e subsidiar as suas decisões com estudos, pesquisa e projetos. São formadas por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados, contando ainda com a participação de outras entidades integrantes da cadeia produtiva da agropecuária. As Comissões são assessoradas por uma equipe de técnicos, nas diversas áreas temáticas, que ainda têm a responsabilidade de assessorar a Diretoria Executiva da CNA e às Federações.
A Comissão acompanha também ações sobre as normas ambientais brasileiras; atua na criação de parcerias para recuperação e uso sustentável de áreas protegidas (APPs e RL); acompanha a elaboração de instrumentos normativos, junto ao poder executivo e representa o setor agropecuário brasileiro em acordos internacionais em questões relacionadas ao meio ambiente.
Para o presidente da Comissão, Rodrigo Justus de Brito, “a Comissão é a instância onde são debatidos os posicionamentos do setor que a CNA representa e são definidos os rumos das ações relacionadas à agropecuária no que tange o desenvolvimento sustentável”.
05 DE JUNHO - Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. A data foi escolhida para coincidir com a realização da conferência e tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Assessoria de Comunicação CNA