SENAR Promove a Capacitação Técnica de 150 Produtores Rurais da Agricultura Familiar em Manacapuru/AM

O SENAR promoveu na manhã dessa sexta-feira (03/06), na comunidade Maniquara, no município de Manacapuru/AM, a certificação de cerca de 150 produtores rurais, participantes do Programa Negócio Certo Rural em parceria com o SEBRAE/AM, realizado no período de dois meses na comunidade.

Durante o curso do NCR, os produtores rurais da Vila do Maniquara, tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de controle de caixa e elaboração de plano, para melhor gestão dos seus negócios, por meio de aulas práticas e teóricas. Para a produtora rural, Mirtes Pereira de Souza, valeu a pena fazer o curso.“Nós aprendemos como melhorar o nosso plantio e compartilhar com os outros produtores; fizemos visitas quando fomos fazer o plantio da banana, principalmente, em relação ao adubo. Eu vi que os agricultores estão aprendendo a dar mais valor ao seu plantio, esse curso para a gente foi muito bom, porque tem ajudado a ensinar outros produtores rurais que ainda não têm conhecimento sobre isso”, ressaltou.

Além dos produtores rurais, secretários e autoridades municipais de Manacapuru e representantes do SEBRAE, Prefeitura municipal, SEPROR e IDAM, também compareceram a cerimônia de entrega dos certificados do curso do NCR. Atualmente, só a Vila do Maniquara, no município de Manacapuru, interior do estado do Amazonas, já produz a partir da sua agricultura familiar: mandioca, farinha de tapioca, pé de moleque, banana, abacaxi, goma, feijão de praia (feijão branco), mamão e hortaliças.

O presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, enfatizou no decorrer da cerimônia de certificação, a seriedade do SENAR em empregar cada centavo do que é repassado pela parceria com o SEBRAE, para a realização dos cursos do NCR. “Esse Estado não pode mais continuar dependendo só do Distrito Industrial, nós queremos, sim, um Distrito Industrial sempre pujante, mas chegou a hora do Amazonas novo, do Amazonas no interior, com turismo, piscicultura, fruticultura, mineração e tantas outras atividades. Manacapuru, o Amazonas e o Brasil precisa de vocês, acreditem na atividade rural”. destacou.

Segundo a instrutora Mila Tavares, o curso do NCR é de suma importância, porque os produtores rurais aprendem a gerenciar as suas próprias propriedades a partir de atividades escolhidas por eles mesmos. “Eles chegaram um pouco tímidos, anotando as informações nos seus caderninhos, mas saíram do curso aprendendo muito, tanto para colocar em prática no seu negócioquanto para a vida”, disse.

De acordo com o diretor administrativo-financeiro do SEBRAE, Maurício Seffair, o caminho mais curto é trabalhar em parceria. “Há alguns anos o SEBRAE já adota o agronegócio como uma das atividades importantes, então o SEBRAE com o empreendedorismo e o SENAR como a escola da agricultura, representam uma parceria exitosa que vem crescendo e traz um resultado prático ao produtor rural, que precisa conhecer novas tecnologias e gerenciar seus negócios”, salientou.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEA/SENAR

Stefane Fontes - Manaus/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h