FAEA participa da inauguração do Laticínio SaborDuleite

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, participou nesta sexta-feira (15) da inauguração do Laticínio SaborDuLeite, em Autazes, localizada na fazenda Talismã, no quilômetro 35 da rodovia AM - 254. Na ocasião estava presente o governador do Estado do Amazonas, José Melo, o secretário do Estado de Produção Rural do Amazonas ( Sepror), Sidney Leite, o prefeito do município Thomé Filho, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF), Hamilton Casara e outros representantes dos Órgãos, além dos produtores rurais.

Ao proferir o discurso de inauguração da fábrica de laticínio SaborDuleite, Muni Lourenço, destacou a importância da diversificação da interiorização da economia amazonense. O SaborDuleite pretende ser um dos empreendimentos a fornecer os produtos para o programa de Regionalização da Merenda Escolar(Preme) do governo do Amazonas. “É um dia muito especial para o amigo Sena, o sonho se transformando em realidade, dele e de todos nós, foram anos de investimentos com recursos próprios, melhoramento genético, busca de informações, viagens para outros Estados, em busca das melhores opções para o Laticínio SaborDuleite, esta felicidade é merecida de quem ousou encarar todas as diversidades até mesmo no ano de crise econômica, para construir um empreendimento que não só beneficiará a fazenda Talismã, mas de milhares de produtores rurais, gerando desenvolvimento, progresso, emprego e renda em toda zona rural e municípios vizinhos”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda o apoio da liderança política e dos demais representantes, a oportunidade de estarem juntos, motivados pela coragem e determinação, para fazer com que o SaborDuleite tenha um horizonte promissor e através da divulgação do IDAM, os produtores possam vender leite para o Laticínio SaborDuleite.

Autazes possui a maior bacia leiteira, são 1.500 pecuaristas no município, esse empreendimento é o primeiro da Região Norte que fabricará o queijo coalha com recheio de goiabada (Romeu e Julieta) e a primeira do Amazonas a produzir o queijo coalho no espeto, requeijão cremoso, manteiga industrializada e outras novidades.

Para o proprietário do Laticínio SaborDuleite, todos os produtores de Autazes e municípios vizinhos serão beneficiados com a indústria de Laticínio. “Muitas famílias serão beneficiadas, faremos um preço baixo, justo, fiz uma pesquisa de mercado, investimentos, sei das dificuldades que todos os produtores passam até chegarem a este momento,” contou emocionado.

O governador Melo, frisou a importância de um empreendimento que atenderá os quatro municípios, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes com a qualidade pasteurizados, dentro das mais rigorosas formas de controle, que já possui certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), emitido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).“A cada dia o mundo se torna mais exigente, então não dar mais pra você colocar no mercado, produtos derivados do leite e não ter a qualidade necessária para o consumo humano, por isso a agroindústria vai produzir neste padrão, e ter acesso a qualquer tipo de mercado. E o mais importante de tudo isso é o fato da fábrica estar aqui, isso permiti que os produtores de leite tenham capacidade de produzir mais, porque tem quem compre, bem perto da área de produção. Portanto é o jogo do ganha a ganha, ganha quem cria gado e produz leite, ganha o produtor, e ganha os filhos dos amazonenses, com a qualidade do produto e como vi aqui, um preço mais produtivo do que aquele importado,” concluiu o governador.

Sidney Leite, falou sobre o Plano Safra que visa o aumento da produção do leite. “O plano safra não se reduz a mecanização, a correção do solo com o calcário, nós queremos avançar o melhoramento genético, e aumentar nossa produção e a nossa produtividade do leite, trabalhar a questão da sanidade animal e aí é preciso trabalhar com muito carinho isso, porque o mercado consumidor restringe isso e muito em breve estaremos reunidos com todas as lideranças municipais e pecuaristas para um grande plano que nós queremos atuar nesta região,” disse.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h