No último sábado (9), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) realizou reunião ordinária da Comissão de Fruticultura, na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva. O evento contou com a presença do presidente da Federação, Muni Lourenço, e do secretário de produção rural do Estado, Petrúcio Magalhães.
Dando sequência às reuniões já realizadas com as comissões de aquicultura e avicultura, os fruticultores do Estado, representados pela comissão da FAEA, tiveram a oportunidade de apresentar as principais demandas do segmento no Estado e sugerir propostas para o setor.
Na ocasião, Muni Lourenço disse que o Amazonas precisa interiorizar e diversificar a economia, no setor agropecuário. Segundo ele, o setor tem condições favoráveis de responder com geração de emprego e renda e produção de alimento, para assim diminuir a dependência da Zona Franca de Manaus, que apesar de importante, não isenta o Estado de buscar alternativas de desenvolvimento econômico e social no interior.
“É muito importante que o governo do Estado, por meio da Sepror, se aproxime do produtor rural, ouvindo as demandas e sugestões para traçar um planejamento de trabalho. Parabenizamos todo o Sistema Sepror e, em especial, o secretário, por essa atitude. Temos certeza que essas demandas serão levadas em consideração e vão proporcionar grandes avanços para o setor rural do Amazonas”, acrescentou.
As demandas dos produtores foram ouvidas pela equipe da Secretaria e servirão de base para o plano de ação que será montado para alavancar a atividade no Estado.
Para o titular da pasta, Petrúcio Magalhães, um dos grandes desafios para o novo governo é o fortalecimento do setor primário. “O desafio é implementar ações de diversificação da matriz econômica do Estado e não mais ficar dependentes apenas do modelo Zona Franca. O setor primário tem muito a contribuir”, afirmou.
Entre os presentes estiveram ainda o presidente em exercício da Fieam, Nelson Azevedo, o Conselheiro do Comitê Cidadão, Pr. Stanley Braga, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, representantes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), representantes do setor primário e produtores rurais.
Rio Preto da Eva
O município produz variedades de frutas, mas o principal é a laranja. Rio Preto da Eva abastece 70% do mercado da fruta no Estado, sendo o maior município produtor do Estado do Amazonas.
Texto: ASCOM – Sistema FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM
Fotos: Divulgação Afeam
Jornalista responsável: Juliana Geraldo
Contato: 3198-8414